advogado correspondente brasilia

Marketing jurídico

Discussão em 'Empreendedorismo na Advocacia' iniciado por drmoraes, 29 de Outubro de 2014.

  1. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Boa tarde a todos,

    Como têm funcionado o marketing dos serviços de vocês?

    Usam redes sociais? Quais?

    Eu pessoalmente me surpreendi com o whatsapp. Hoje é a primeira forma de comunicação pra muitas pessoas.

    Tel fixo raramente é usado.

    Não tenho facebook. Não tenho paciência, nunca tive, nem em tempo de orkut. Dizem que é muito bom, mas realmente pra mim não vai.

    E é claro, o cartão de visita, que não pode faltar. É essencial, sai como água mesmo, se bobear o cartão acaba e eu nem percebo.

    E pra vocês, como tem sido?
  2. Persecutore

    Persecutore Membro Pleno

    Mensagens:
    102
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Meu marketing é horrível hehe
    Estudo para concurso e advogo. Acabo que não faço um, nem outro bem (dedicação necessária).
    Utilizo pouco cartão. Mas provavelmente seja a melhor ferramente de marketing para um advogado.
    Penso que se deve escrever artigos, participar de palestras em diversos setores da sociedade, especialmente naquele atrelado à área jurídica da sua atuação; manter blog, microblog (Twitter), página no Facebook, etc.
  3. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    678
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Meu marketing é a boa e velha propaganda boca a boca. Quanto ao what´s up, eu sinceramente não gosto. Prefiro o bom e velho telefone, principalmente o fixo, apesar do celular ser o que mais uso.
    Muitas ferramentas como as redes sociais são úteis, mas perde-se muito tempo. E olha que não sou antiquado, pois além de ser formado em Direito, também tenho formação nas áreas de eletrônica, informática e telecomunicações.
    Abs.
  4. Leonil Gomes

    Leonil Gomes Membro Pleno

    Mensagens:
    36
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Olá.

    Sou novo também no marketing, mas tenho feito crowdingsourcing com alguns colegas. O retorno é lento, mas consistente.

    Ocorre o seguinte, como estamos no início da carreira, montamos um sistema de indicações com 05 "bancas", cada uma dedica-se a uma área específica (apesar de atuar fora desses limites sem problema algum).

    No meu caso, prefiro atuar em causas empresariais e tributárias, enquanto outro colega atua na seara penal, outro trabalhista, e assim por diante.

    Dessa forma, quando chega um cliente com uma causa penal eu repasso o trabalho para o colega criminalista, dando as melhores recomendações do profissional (por óbvio). Em contrapartida, o colega beneficiado com o novo cliente, "colabora" com o grupo, repassando uma pequena parte dos honorários para quem indicou.

    Nesse caso, o cartão de visita é essencial, temos nas nossas mesas os cartões de visita das bancas do grupo.

    Outro trabalho importante, já comentado acima, é a atuação como palestrante, debatedor, etc. Tenho duas palestras escritas para um público alvo distinto que tenho acesso. Jovens Advogados e Contadores. Elaborei um material abordando algumas dúvidas comuns, e sempre que posso faço uma exposição desse material. Os resultados são muito satisfatórios. Mas exige muito estudo, pois normalmente o pessoal vai questionar coisas só pra "ver se esse cara sabe mesmo", e se não souber, acaba desprestigiado pelo público.

    Outro aspecto importante, por isso falo sem medo, é que não há "concorrência" em sentido estrito, o mercado é amplo e há lugar para todos. Assim, é importante promover parcerias com outras bancas, locais e regionais, pois sempre terá um colega precisando do seu conhecimento, e o oposto também.

    Apesar do pouco tempo que tenho militado, os resultados alcançados têm sido satisfatórios.

    Abraço e sucesso.

  5. Jessé Pereira Santos

    Jessé Pereira Santos Membro Pleno

    Mensagens:
    39
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Doutores,

    Tenha um colega com umas dicas muito boa sobre marketing na advocacia, vários vídeos bons, entre no site se cadastrem e acompanhe os vídeos.
    http://advogadodesucesso.com.br/
  6. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Boa tarde, Leonil, pode contar mais sobre as palestras? Como você marca, onde consegue clientes, em que local, você cobra.. muito interessante isso aí

    E concordo, tem espaço pra todos, por isso creio que é importante tópicos como esse. Tem gente que pensa que se contar o que faz fica sem clientes, mas é o contrário, quem compartilha é que consegue parceiros, areja a mente, e evolui.

    Tinha um comercial, acho que era do Bank of Boston, que dizia: Ninguém chega ao topo sozinho.

    Pura verdade.
    Persecutore curtiu isso.
  7. Leonil Gomes

    Leonil Gomes Membro Pleno

    Mensagens:
    36
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Olá.
    Não vá pensar que sou o Lênio Streck dos Pampas.

    As poucas oportunidades que tive de "palestrar", foram para públicos bem pequenos e não cobrei nada, pois queria apenas ser conhecido por alguém.

    Mas conforme você vai ficando conhecido, o pessoal que é do meio sabe que as palestras tem custo, por isso, quando alguma instituição me procura (o que não ocorre todo dia, uma vez por mês, ou menos, é o que tem acontecido) eles já perguntam "quanto cobrarei de honorários", e já tenho estipulado um valor, aquilo que acho que vale o meu conhecimento. Como ainda não tenho tanto conhecimento assim, imagine quanto cobro...kkkk

    Mas o ideal é aproveitar todos os momentos para falar em público, sempre cuidando para falar a linguagem de quem lhe ouve.

    Quando falei para contadores, me senti a vontade para falar uma linguagem menos técnica, do ponto de vista jurídico. Para os Jovens advogados usei termos jurídicos diferentes, apesar de tratar o mesmo assunto com os dois públicos, o foco era diferente.

    Quanto ao local... eu vou me metendo nos grupos organizados, Comissão Especial do Jovem Advogado, CRC, etc.

    Não tem fórmula mágica.

    Abraço.
    Persecutore curtiu isso.
Tópicos Similares: Marketing jurídico
Forum Título Dia
Artigos Jurídicos As Leis Imutáveis Do Marketing Jurídico (Partes 1 E 2) 13 de Agosto de 2010
Direito do Trabalho Marketing multinivel 17 de Novembro de 2014
Direito Tributário Marketing multinível 14 de Novembro de 2014
Artigos Jurídicos Bloqueio Ao Telemarketing 31 de Março de 2011
Arquivos antigos Marketing e Propaganda 23 de Janeiro de 2008

Compartilhe esta Página