Mantida sentença que condena pai por estupro de criança de 7 anos

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por Thales de Menezes, 21 de Julho de 2016.

  1. Thales de Menezes

    Thales de Menezes Membro Pleno

    Mensagens:
    187
    Estado:
    Goiás
    A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve integralmente sentença que condenou homem a 14 anos de reclusão, em regime inicial fechado, por ter estuprado, desde 2008, a própria filha, de sete anos de idade.

    A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público. Testemunhas como a madrinha da menina e sua psicóloga confirmaram a versão da criança, de que sofria os abusos ao ir para a casa do pai.

    A defesa do acusado recorreu solicitando a nulidade da sentença por “ofensa ao princípio da identidade física do juiz” e pleiteou a absolvição por falta de provas. No entanto, o relator do voto, desembargador Itaney Francisco Campos, manteve inalterada a sentença da juíza Sthella de Carvalho Melo e esclareceu que, quanto ao princípio da identidade física, o artigo 132 do Código de Processo Civil de 1973 permite da mudança de magistrado quando “o dirigente processual que presidiu a instrução seja impedido de julgar o feito por convocação, licença ou promoção”, o que aconteceu no caso em questão.

    Já quanto à falta de provas, o magistrado afirmou que “a materialidade do crime é inconteste pelo boletim de ocorrência, fotografias, pelas declarações da vítima e depoimentos das testemunhas colhidos na fase processual”. Itaney Campos esclareceu que apesar de “os laudos do exame médico não apontarem vestígio de conjunção carnal, e sim possibilidade de ato libidinoso, é sabido que nem sempre a prática do delito em questão deixa vestígios, via de consequência, a falta deles não implica na absolvição”.

    Ainda neste sentido, o magistrado afirmou que, “em se tratando de crime de natureza sexual, em regra praticado longe dos olhares de terceiros, a palavra da vítima, inquestionável, quando não afeta por falsas memórias ou interesse espúrio na condenação, se sobrepõe à negativa de autoria porventura apresentada pelo acusado” e que “a tese recursal não forneceu elementos aptos a modificar o convencimento de que ele praticou ato libidinoso com menor de 14 anos”.

    Votaram com o relator os desembargadores Ivo Favaro e José Paganucci Junior e o julgamento foi presidido pela desembargadora Avelirdes Almeida Pinheiro de Lemos. (Texto: Érica Reis Jeffery – estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)

    Fonte: TJGO, http://www.advocaciaimobiliariagoias.com/ , http://www.escritoriomensur.com/
Tópicos Similares: Mantida sentença
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Mantida sentença que condenou hospital a indenizar familiares por troca de cadáveres 24 de Março de 2023
Notícias e Jurisprudências Mantida condenação de hackers que praticaram furtos através de fraude eletrônica 09 de Outubro de 2015
Notícias e Jurisprudências Mantidas Execuções E Liquidações Em Ações Sobre Incidência De Expurgos Inflacionários Em Poupança 29 de Setembro de 2011
Artigos Jurídicos Mantida decisão que suspendeu cobrança 11 de Maio de 2005
Direito do Trabalho Como é calculada a correção monetária após a sentença proferida? 18 de Agosto de 2023