Mandando De Segurança Afim Do Deslocamento De Cargo.

Discussão em 'Direito Administrativo' iniciado por .Garcia., 24 de Janeiro de 2011.

  1. .Garcia.

    .Garcia. Em análise

    Mensagens:
    41
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Olá amigos.

    Minha cliente está numa gestação de risco, com problemas psicológicos em função do cargo que ocupa em uma prefeitura, ela é funcionária estatutária.
    O laudo do médico da prefeitura atesta que ela deve ser transferida para um cargo mais brando, ou seja, que não tenha tanto serviço como o atual, claro, em decorrência de seu estado.
    Acontece que sua chefe esta negando o remanejamento, como se não bastasse, ainda ameaçou minha cliente dizendo que a vida dela na prefeitura iria se tornar um inferno.
    Logo pergunto, posso entrar com um MANDADO DE SEGURANÇA COM ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (para que seja rapidamente removida da função atual) CUMULADO COM DANO OU ASSÉDIO MORAL?
    Essa é a ação certa? o que os amigos me propõe?

    Grato.
  2. mmaran

    mmaran Em análise

    Mensagens:
    8
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Alagoas
    Se você pretende cumular Danos Morais, eu entendo não ser possível o mandado de segurança, pois estará sujeito a provar o dano moral, necessitando dilação probatória (creio que você quer provar o assédio com prova testemunhal). Creio que seria o caso de uma obrigação de fazer (conhecimento) com pedido de tutela antecipada e os danos morais.


    Veja que se o juiz entender que deva ser feita uma avaliação por perito do juízo, o mandado de segurança nao serviria nem para a mudança da função (porém acredito que o laudo do médico da prefeitura seria o bastante para o convencimento do juiz).

    Entao, meu entendimento é o seguinte:
    - apenas pedido de mudança de função: mandado de segurança com pedido de liminar
    - cumulação c/ danos morais: obrigação de fazer com pedido de antecipação de tutela

    Vamos ver qual a opiniao dos nossos colegas.

    Abraços
  3. Leonardo.aaragao

    Leonardo.aaragao Em análise

    Mensagens:
    31
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Amazonas
    Mandado de Segurança cumulado com Danos Morais não é possível.

    Podes tentar o MS direto, com pedido liminar de imediata mudança de cargo, anexa todos os laudos e demais documentos.

    Contudo, a sua cliente já tentou administrativamente a mudança de cargo? Se não for de extrema urgência, aconselho a elaborar um pedido administrativo, expondo as devidas razões, ao Prefeito ou Secretário responsável. Em caso de negativa, seja ela justificada ou não, você impetra o MS.

    Espero ter lhe ajudado.

    Abs
Tópicos Similares: Mandando Segurança
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Mandando De Segurança 11 de Novembro de 2010
Direito de Família Cabimento de reconvenção, demandando alimentos, em ação de regulamentação de guarda. 18 de Abril de 2017
Direito Constitucional Parque Ibirapuera | Poder Total da Segurança Privada 03 de Janeiro de 2024
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução Fiscal e Mandado de Segurança - Falecimento da parte no curso da ação. 10 de Novembro de 2020
Direito Tributário Execução Fiscal e Mandado de Segurança - falecimento da parte 10 de Novembro de 2020