Mandado de Segurança

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por Joao_Pedro, 20 de Setembro de 2008.

  1. Joao_Pedro

    Joao_Pedro Em análise

    Mensagens:
    13
    Estado:
    Paraná
    Olá!!!

    Eu gostaria de ter alguns esclarecimentos sobre o Mandado de Segurança:

    Em que consiste a autenticação no Mandado de Segurança? Seria autenticação da peça processual e de todas as provas pré-constituidas? Essa autenticação é feita pelo próprio advogado ou tem que ser autenticação em cartório?

    Qual valor eu atribuo como valor de causa??

    Existe recolhimento de custas para o Mandado de Segurança?

    Caso a autoridade coatora seja de outra cidade (ex: estou em foz do iguaçu e autoridade coatora é de Curitiba) eu tenho que impetrar em curitiba ou posso protocolar na justiça federal da minha cidade através de protocolo integrado??

    Posso fazer MS por petição eletrônica?

    Por favor me ajudem sou recém formado!
    Grato!
  2. Advcarvalho

    Advcarvalho Membro Pleno

    Mensagens:
    82
    Estado:
    São Paulo
    Caro Colega,

    De acordo com o parágrafo primeiro do artigo 544 do CPC o advogado pode autenticar as cópias que acompanharem a peça vestibular.

    Sugestão de texto a ser inserido na petição inicial, logo após a qualificação das partes:

    "Primeiramente, há de se esclarecer que nos termos do artigo 544 § 1o do CPC com a nova redação dada pela Lei n. 10.352/01, o advogado que esta subscreve autentica os documentos que acompanham esta petição inicial, não necessitando, assim, a autenticação Cartorária."

    Na hipótese de haver algum benefício econômico, este deve ser o valor da causa.

    O Mandado de Segurança está sujeito ao recolhimento de custas processuais.

    A ação deve ser proposta e distribuída no domicilio da autoridade coatora.

    A possibilidade de peticionamento eletrônico deve ser verificada junto ao poder judiciário onde a ação será proposta.

    At.
  3. JoaoPedro

    JoaoPedro Em análise