Liquidação de Sentença - Ações da Telefonia - Urgente!

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Letícia, 06 de Maio de 2015.

1. Letícia

Letícia Membro Pleno

Estado:
    Santa Catarina
    Olá, boa noite, doutores.
    Estou muito preocupada. Prazo para me manifestar: 14/05.

Peguei um processo em 2010, logo depois e me formar, ingênua, fiz um contrato puramente de risco. É sobre aquelas ações da telefonia (adimplemento dos contratos de participação financeira). Nunca foram apresentados os contratos de participação financeira nem as radiografias, mas o juiz julgou procedente o nosso pedido.

O dispositivo da sentença foi o seguinte: "julgo procedente[...]. Condeno a ré ao pagamento de indenização por perdas e danos em valor equivalente ao número de ações a que teria direito, desde a data da assinatura do contrato, em montante que deverá ser apurado em liquidação de sentença, [...]. Custas processuais e honorários de advogado da parte adversa, arbitrados em 15% sobre o valor da condenação."

Iniciei a fase de liquidação, pedindo a exibição dos contratos e mais outros 4 documentos para elaboração dos cálculos a fim de apurar o quantum debeatur, e que caso não fossem apresentados ou viessem aos autos documentos incompletos, que fossem considerados corretos os cálculos a serem apresentados pelo credor, nos termos do artigo 475-B, § 1º, do CPC.

Despacho: Assim, determino a intimação da ré por AR e através de seu procurador para, em 30 (trinta) dias apresentar os contratos firmados entre as partes, as radiografias deles, assim como balancetes empresariais e outros documentos relativos aos contratos de participação telefônica que contenham os valores das ações, sob pena de aplicação do § 2º, do art. 475-B, do CPC.

Aí aconteceu que a ré juntou aos autos apenas a radiografia dos contratos, mas eles informam que o meu cliente já havia vendido as ações na bolsa de valores em 1990, e outra parte cedido para um terceiro em 1996.

Meu cliente havia sido categórico todas as vezes que lhe perguntei se ele havia vendido as ações, afirmando que não havia vendido/cedido. E agora, quando liguei, ele disse que não tem mais certeza. :(

Eu sei que posso impugnar, já que a radiografia é documento unilateral, sem assinatura do meu cliente etc... Mas gostaria da opinião dos colegas sobre o que fariam no meu lugar. Acho que fiz besteira em ter requerido a liquidação pelo 475-B, devia ter sido por arbitramento, e também por não ter agravado o último despacho. Enfim! São 5 anos de trabalho e agora não tenho certeza de qual o melhor caminho a seguir.
  2. rodrigopauli

rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

Estado:
    Rio Grande do Sul
    As ações são desvinculadas da linha telefônica, ele poderia ter vendido a linha e continuado com a titularidade das ações, mas se ele transferiu a titularidade das ações perante a autoridade responsável pela guarda desta, ai não têm como discutir, geralmente era um banco responsável pela guarda e escrituração, o nome não fica nas ações propriamente ditas e sim num livro de registros que dispõe a quantidade de ações das pessoas e transferências de titularidade, aos moldes de uma escritura pública de imóvel.
    Letícia curtiu isso.
  3. Caio Lopes e Silva

Caio Lopes e Silva Membro Pleno

Estado:
    São Paulo
    Olá Dra. Letícia, boa tarde!
    Estou passando pelo mesmo problema das radiografias de contrato. Por se tratarem de documentos unilaterais, a empresa está "provando" o que quer, e manipulando os processos a seu favor.
    Conseguiu alguma solução para o seu caso?
  4. luciana_barreto_adv@hotmail.com

luciana_barreto_adv@hotmail.com Advogada

Estado:
    São Paulo
    Prezados,

ainda é possivel entrar com esses processos? há mesmo a inocorrencia de prescrição na exibição de documentos?
Tópicos Similares: Liquidação Sentença
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Liquidação de sentença e custas de registro de imóvel 25 de Janeiro de 2016
Direito do Trabalho Liquidação de Sentença 07 de Maio de 2015
Direito do Trabalho Cálculos - Liquidação Sentença 25 de Outubro de 2013
Direito do Trabalho Sentença Liquidação Omissa 05 de Fevereiro de 2013
Direito do Trabalho Liquidação De Sentença 04 de Julho de 2012

Compartilhe esta Página