JEC - Cumprimento de Sentença

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Nayara Oliveira, 19 de Março de 2018.

  1. Nayara Oliveira

    Nayara Oliveira Membro Pleno

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Goiás
    Colegas, boa tarde!!

    Uma dúvida... Tenho um processo que tá com a certidão de trânsito em julgado do acórdão do recurso inominado. Daí foi devolvido para o 1º grau! Eu tenho que esperar o juiz de 1º grau receber e despachar ou esperar o prazo de 15 dias para pagamento voluntário, ou já posso entrar com cumprimento de sentença??

    Desde já, obrigada!!
  2. João Rocha

    João Rocha Membro Pleno

    Mensagens:
    83
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Bom dia Dra, se está com a certidão já pode promover a execução nos termos do art. 52 da Lei 9099/95 ("...o vencido será instado a cumprir a sentença tão logo ocorra seu trânsito em julgado, e advertido dos efeitos do seu descumprimento.", art. 52, III).
    Também pode antecipar e pedir a aplicação da multa do art. 523, § 1º do CPC, caso não ocorra o pagamento voluntário.
    É minha opinião..
  3. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Prezados

    Vi algumas vezes o recurso depois de julgado ser remetido para o juiz singular e este despacha "Cumpra-se" e se não for cumprida a obrigação no prazo legal, cabe cumprimento de sentença com a multa.

    Vamos aguardar outras opiniões.
Tópicos Similares: JEC Cumprimento
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prazo - Cumprimento de sentença - JEC 04 de Julho de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Reunião-acordo. Cumprimento de sentença. JEC 11 de Novembro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor DESCUMPRIMENTO DE ACORDO NO JEC 23 de Março de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor DESCUMPRIMENTO DE ACORDO JEC 24 de Setembro de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - JEC 21 de Maio de 2014