ISS - restituição

Discussão em 'Direito Tributário' iniciado por alicebp, 07 de Outubro de 2014.

  1. alicebp

    alicebp Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Bom dia colegas,

    Sou advogada iniciante e queria uma ajjuda de vcs;

    Tenho um cliente que prestou serviços de pintura para uma construtora. A obra era do programa minha casa, minha vida, que tem isenção do ISS. Acontece que o imposto foi recolhido.

    Como faço para restituirem os valores ?

    Vi que a empresa deveria ter feito um proc. adm. para deferirem a isenção. Mas não foi fetio ! O pior é que esta é contribuinte de fato e não tem legitimidade para requer a repetição do indebito.

    Podem me mostrar uma saída ?
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezada colega. bom dia.

    Ao que entendi seu cliente é pessoa física e a empresa para quem trabalhou, descontou o ISS do mesmo, é isso ?
    Neste caso a empresa construtora é responsável pelo ressarcimento.
    Caso seu cliente seja pessoa jurídica, ele poderá solicitar a compensação na prefeitura do município onde foi prestado o serviço e pedir a compensação.
    Não vislumbro a ação de repetição do indébito tributário, pois considero que o erro foi da construtora que intermediou os serviços.
    De qualquer forma, segue um link com modelo da ação:

    http://www.igf.com.br/blog/modelos-...-empresa-de-publicacao-e-edicao-de-periodicos

    Cordialmente.
    alicebp curtiu isso.
  3. alicebp

    alicebp Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Muitoooo obrigadaaaa.

    O cliente é PJ. E pelo que entendi o erro foi dele msm, pq não entregou a documentação para que fosse deferida a isenção. Dessa forma, na nota fiscal constava não isento, então o construtor recolheu.
    Tem como reconhecer agora que o imposto não era devido ? reconhecer a isenção de fato anterior ?
  4. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Creio que a senhora deverá ligar antes na prefeitura onde a empresa é registrada e pedir informações sobre o procedimento a ser tomado, pois a retenção poderá ter ocorrido para outro município. Caso tenha sido no mesmo município, a compensação normalmente é aceita se devidamente comprovada que a tributação foi irregular.

    Cordialmente.
    alicebp curtiu isso.
  5. alicebp

    alicebp Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    valeu :). Farei isso !
Tópicos Similares: ISS restituição
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Promissoria Prescrita - monitoria ou locupletamento 27 de Fevereiro de 2024
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dissolução parcial de Associação 06 de Dezembro de 2023
Notícias e Jurisprudências Profissional da educação deverá receber indenização por difamação 22 de Maio de 2023
Direito do Trabalho Aviso prévio pedido de demissão do empregado. 15 de Maio de 2023
Direito do Trabalho Dúvida sobre Dissidio 12 de Julho de 2022