ISS - restituição

Discussão em 'Direito Tributário' iniciado por alicebp, 07 de Outubro de 2014.

  1. alicebp

    alicebp Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Bom dia colegas,

    Sou advogada iniciante e queria uma ajjuda de vcs;

    Tenho um cliente que prestou serviços de pintura para uma construtora. A obra era do programa minha casa, minha vida, que tem isenção do ISS. Acontece que o imposto foi recolhido.

    Como faço para restituirem os valores ?

    Vi que a empresa deveria ter feito um proc. adm. para deferirem a isenção. Mas não foi fetio ! O pior é que esta é contribuinte de fato e não tem legitimidade para requer a repetição do indebito.

    Podem me mostrar uma saída ?
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezada colega. bom dia.

    Ao que entendi seu cliente é pessoa física e a empresa para quem trabalhou, descontou o ISS do mesmo, é isso ?
    Neste caso a empresa construtora é responsável pelo ressarcimento.
    Caso seu cliente seja pessoa jurídica, ele poderá solicitar a compensação na prefeitura do município onde foi prestado o serviço e pedir a compensação.
    Não vislumbro a ação de repetição do indébito tributário, pois considero que o erro foi da construtora que intermediou os serviços.
    De qualquer forma, segue um link com modelo da ação:

    http://www.igf.com.br/blog/modelos-...-empresa-de-publicacao-e-edicao-de-periodicos

    Cordialmente.
    alicebp curtiu isso.
  3. alicebp

    alicebp Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Muitoooo obrigadaaaa.

    O cliente é PJ. E pelo que entendi o erro foi dele msm, pq não entregou a documentação para que fosse deferida a isenção. Dessa forma, na nota fiscal constava não isento, então o construtor recolheu.