Inventário

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por João Henrique, 25 de Novembro de 2010.

1. João Henrique

João Henrique Membro Pleno

Estado:
    São Paulo
    Bom dia colegas.
    Eu não sou atuante na área de D. de famíla; apareceu-me um problema e estou com muitas dúvidas para resolve-lo. É o seguinte:
    Uma Senhora me procurou querendo fazer o inventário de seu pai falecido há 12 anos, ele possuía apenas uma casa de valor venal baixo. Essa Senhora tem mais dois irmãos e sua mãe ainda é viva.
    A Senhora há alguns anos atrás comprou a parte da casa referente aos dois irmãos dessa possível herança.
    Ela me procurou agora querendo que eu faça o inventário de seu pai, querendo ficar com 100% da casa e deixando sua mãe morar lá até o fim da vida.

Como posso fazer tal partilha e deixar ela com 100% da casa e fazer com que seus dois irmãos abdiquem das respectivas partes na herança ? E no caso da mãe ainda viva, poderia ser feito um termo de doação por exemplo para a filha, do restante da casa ?

Desde já, obrigado.
  2. A. Decio R. Guerreiro

A. Decio R. Guerreiro Membro Pleno

Estado:
    São Paulo
    COLEGA

Bom Dia

Vivi um caso semelhante e a solução, na época, foi a seguinte:

1) Fazer o inventário nomeando todos os herdeiros e a viuva meeira de acordo com a legislação. Dessa sentença não poderá sair 100% dos direitos para sua cliente.
    2) Fazer o registro da venda das partes do irmãos para a sua cliente em cartório. Para isto os herdeiros deverão assinar como vendedores de seus quinhões a ela.
    3) Para este registro verifique se a venda está regularizada com o competente contrato de compra e venda assinado pelos demais herdeiros.
    4) Na parte da mãe não vejo como fazer a doação, mesmo porque conforme o Art. 1789 o testador somente podeerá dispor de 50% do patrimônio. Neste caso se o patrimônio da mãe corresponde a metade da casa, ela poderá doar para sua cliente apenas metade dessa parte, considerando que os irmãos são herdeiros necessários.
    5) Caso seja feita a possivel venda ou doação em vida pela mãe, os irmãos deverá concordar com a doação ou renuncia da herança.
    6) Caso ainda ela ja tenha comprado dos irmão os quinhões referentes à herança da mãe, deverá ser feita previamente uma renuncia de herança por escritura pública. Para este item aconselho e leitura do Código Civil nos artigos 1784 a 1813 e verificar o que se aplica ao caso em tela.

Esse é meu entendimento. Todavia sugiro uma análise mais acurada verificando inclusive se não há herdeiros falecidos e o regime de bens no casamento de cada um dos envolvidos. Como você não informou idades e tempos de matrimônio inclusive dos pais fica um pequeno vácuo neste reciocínio.

UM ABRAÇO

DECIO GUERREIRO
  3. João Henrique

João Henrique Membro Pleno

Estado:
    São Paulo
    Obrigado pela ajuda nobre colega Decio; com certeza você obteve sucesso no seu caso, boa saída você encontrou.
    Pensei da seguinte maneira:
    Fazer o inventário nomeando todos os herdeiros e a viuva meeira de acordo com a legislação. Nesse mesmo documento os herdeiros renunciam à herança (Art. 1.806. A renúncia da herança deve constar expressamente de instrumento público ou termo judicial). Dessa maneira minha cliente sairá já com 50% dos direitos do imóvel.

No tocante aos 50% referente a parte da mãe ainda não sei como transformar em bem da minha cliente pois os herdeiros necessários (irmãos da cliente) não podem renunciar à herança em vida (da mãe); visto que o CC/02 assim veda (Código Civil, que assim expressa: "Não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva".)

O colega Decio assim mencionou: "Caso seja feita a possivel venda ou doação em vida pela mãe, os irmãos deverá concordar com a doação ou renuncia da herança."
    Penso ser um bom modo de transformar o bem em 100% na cliente, fazer a doação pela mãe e os irmãos concordarem.

Isso tudo farei em cartório, de modo extrajudicial, de acordo com a lei Lei 11.441/07

4. rumotoga

rumotoga Em análise

Estado:
    São Paulo
    Advogado/SP,

Caso opte por realizar tal inventário judicialmente, o obstáculo do art. 1.789 é facilmente sanado com a anuência de todos os herdeiros necessários. Ademais, fica um pouco mais barato (justiça gratuita).

Nunca esqueça de renunciar de forma abdicativa e não translativa.

Exemplo: Eu, herdeiro, não recebo os bens.

Abraços
Tópicos Similares: Inventário
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Inventário Terça-Feira às 22:37
Direito de Família Inventário que está prosseguindo sem intimar herdeiro 24 de Julho de 2015
Direito de Família Desistência de venda de imóvel em inventário 19 de Junho de 2015
Direito de Família INVENTARIO, REMOÇÃO DO CARGO DE INVENTARIANTE, PRESTAÇÃO DE CONTAS 05 de Junho de 2015
Direito de Família URGÊNCIA - INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL DÚVIDAS URGENTES 13 de Maio de 2015

Compartilhe esta Página