Inventário extrajudicial - Dúvida

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Nathalia Alcantara, 20 de Janeiro de 2017.

  1. Nathalia Alcantara

    Nathalia Alcantara Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Bom dia,

    Esse é meu primeiro inventário e estou com algumas dúvidas....

    1 - O de cujos deixou como bem um veículo, um saldo na conta poupança e resíduo de aposentadoria.

    É possível fazer o inventario extrajudicialmente, não sei qual o valor do resíduo da aposentadoria, também nao sei o valor existente na conta poupança. Os herdeiros conseguiram um extrato da conta do ano de 2015, a parte faleceu em 2016.
    Diogo Maciel curtiu isso.
  2. Diogo Maciel

    Diogo Maciel Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraná
    A Drª conseguiu resolver?

    Creio que - se preenchidos os requisitos para o Inventário Administrativo (herdeiros capazes, consenso, ausência de testamento válido) - não haveria maiores óbices, pois o termo de partilha é documento hábil para que os herdeiros gozem de seus direitos sucessórios - seja perante o INSS, perante o DETRAN ou perante instituições bancárias. É possível que cada órgão/instituição tenha exigências próprias distintas (por exemplo, exigir cópia autenticada de documentos par afins de "registro interno").

    Quanto aos valores (resíduo de aposentadoria e saldo de conta poupança), imagino que se possa atribuir em percentual para cada herdeiro, na minuta do inventário. Somente quanto ao veículo. Penso que seja possível estabelecer um responsável pela venda, e a posterior divisão do valor do automóvel em partes iguais aos herdeiros.

    Se puder, nos conte como resolveu este caso, Drª!

    Grato!
Tópicos Similares: Inventário extrajudicial
Forum Título Dia
Direito de Família Dúvida sobre inventário extrajudicial 30 de Setembro de 2021
Direito de Família Inventário extrajudicial 04 de Janeiro de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Inventário extrajudicial ou arrolamento sumário 04 de Junho de 2020
Direito de Família INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL COM HERDEIROS MORANDO NO EXTERIOR E COM CESSÃO DE DIREITOS 07 de Novembro de 2019
Direito de Família INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL - IMPASSE EM ATO REGISTRAL 04 de Fevereiro de 2019