Inventario de pessoa Desaparecida

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por valdirene nery, 26 de Setembro de 2015.

  1. valdirene nery

    valdirene nery Membro Pleno

    Mensagens:
    279
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde!

    Caros Doutores,

    um cliente me procurou informando que precisa desarquivar um processo de inventario para dar andamento no mesmo.

    Para minha surpresa, ao desarquivar o processo, descobri que o imovel já foi inventariado, ou seja o processo foi concluído, o que meu cliente nem sabia porque me contou que quando sua mãe faleceu, ele ainda era menor e sua irmã foi quem procedeu o inventario, contudo como a irmã faleceu não muito tempo após a mãe, por este motivo ele achava que o inventario não tinha sido finalizado.

    Pois bem, agora acredito que ele tenha que tratar do inventario desta irmã que era uma herdeira e faleceu e da outra irmã que ninguém sabe o paradeiro dela há muitos anos.

    Assim questiono: meu cliente é parte legitima para figurar no polo ativo deste inventario? Se sim, como devo proceder com relação a irmã desaparecida? tenho que fazer uma ação autônoma primeiro para declarar este desaparecimento?

    Podem me orientar?
  2. rodrigopauli

    rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

    Mensagens:
    504
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Eu entendo que tenha diferença entre pessoa desaparecida e pessoa com paradeiro ignorado ou desconhecido. No primeiro caso há registro policial pela família, esta desaparece abruptamente e a família dá falta, creio que tenha algo no cpc sobre o trâmite legal neste aspecto. No segundo caso, a pessoa perde contato com a família, seja pela distância ou vontade própria, o seu paradeiro é ignorado ou desconhecido. Neste último caso existe a possibilidade de localizar a pessoa através das diligências de praxe, busca junto a companhias de água, luz, celular, receita federal, justiça eleitoral, e em último caso citando por edital.
Tópicos Similares: Inventario pessoa
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PENHORA SOB IMÓVELSEM INVENTÁRIO - APENAS UM HERDEIRO. 16 de Janeiro de 2024
Direito de Família Acompanhar Andamento do Inventário 08 de Novembro de 2023
Direito de Família Inventário/partilha 22 de Junho de 2022
Direito de Família Últimas declarações inventário 25 de Abril de 2022
Direito de Família Dúvida sobre inventário extrajudicial 30 de Setembro de 2021