Insalubridade

Discussão em 'Direito do Trabalho' iniciado por Eliana Leão, 18 de Novembro de 2013.

  1. Eliana Leão

    Eliana Leão Membro Pleno

    Mensagens:
    208
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Amigos, boa tarde.

    Não advogo em Direito do Trabalho, porém tenho que ajuizar uma ação ref. insalubridade.

    Por favor, como posso obter informação se a atividade é insalubre e qual grau ela encaixa. A NR 15 do MT me apresenta apenas os materiais , e como o cliente trabalha com pintura, não sei quais os componentes do material usado. 

    Há um jeito de termos os dados , com precisão, em nossas mãos para que se faça a prova?

    Agradeço a ajuda e estou á disposição também..

    att.

    Eliana Leão
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
  3. Eliana Leão

    Eliana Leão Membro Pleno

    Mensagens:
    208
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Obrigada pela dica, Dr.

    Tenha um bom dia!!!
  4. Alberto_tt

    Alberto_tt Membro Pleno

    Mensagens:
    351
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Normalmente pintor industrial tem insalubridade, principalmente se tiver contato com solvente.
  5. Raphael Remigio Rodrigues

    Raphael Remigio Rodrigues Membro Pleno

    Mensagens:
    21
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pernambuco
    Ribeiro, Boa Tarde!

    Conforme redação do item E.1, da NR-15, Anexo XIII, da portaria  3214/78

    Haverá Adicional de Insalubridade para A atividade de pintura com pistola contendo tintas, vernizes e solventes com hidrocarbonetos aromáticos

    JURISPRUDÊNCIA:

    4. ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. ATIVIDADE DE PINTURA COM PISTOLA CONTENDO SUBSTÂNCIAS COM HIDROCARBONETOS. VIOLAÇÃO DOS ARTIGOS 189 E 191II, DA CLT. NÃO CONFIGURAÇÃO. NÃO PROVIMENTO. A atividade de pintura com pistola contendo tintas, vernizes e solventes com hidrocarbonetos aromáticos enquadra-se exatamente na previsão da letra E.1, da NR 15, Anexo XIII, da Portaria 3.214/78 . Não se observando, ainda, a eliminação da insalubridade por utilização por parte do trabalhador de equipamentos de proteção individual que diminuam a atuação do agente químico a limites de tolerância, continua devido o referido adicional. Agravo de instrumento a que se nega provimento. (AIRR 523405920095030142 52340-59.2009.5.03.0142, Ministro Relator: Guilherme Augusto Caputo Bastos, 2ª Turma, DEJT 04/11/2011).

    (SÚMULA 289- TST) INSALUBRIDADE. ADICIONAL. FORNECIMENTO DO APARELHO DE PROTEÇÃO. EFEITO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003

    O simples fornecimento do aparelho de proteção pelo empregador não o exime do pagamento do adicional de insalubridade. Cabe-lhe tomar as medidas que conduzam à diminuição ou eliminação da nocividade, entre as quais as relativas ao uso efetivo do equipamento pelo empregado.
  6. Eliana Leão

    Eliana Leão Membro Pleno

    Mensagens:
    208
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Amigos, agradeço a todos que me auxiliaram. Que a semana seja produtiva a todos nós.

    abraços
Tópicos Similares: Insalubridade
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Periculosidade x Insalubridade 04 de Agosto de 2023
Direito Administrativo Ms ou Obrigação de Fazer - Correção de Insalubridade 24 de Outubro de 2019
Direito Previdenciário ADICIONAL DE INSALUBRIDADE PARA APOSENTADORIA ESPECIAL. 05 de Maio de 2017
Direito do Trabalho Insalubridade. ônus da prova 18 de Abril de 2016
Direito do Trabalho É possivel equiparar Adicional de Insalubridade 13 de Janeiro de 2016