Indenizatória por acidente de trânsito - testemunhas

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por drmoraes, 10 de Março de 2015.

  1. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Boa noite, colegas,

    Estou com uma ação indenizatória por acidente de transito. Do acidente resultou vítima fatal, filho da minha cliente.

    Tenho uma noticia de um site relatando o acidente, inclusive na notícia diz que testemunhas viram o veículo do Réu dirigindo em ziguezague antes de bater no filho da minha cliente. Mas não diz o nome das testemunhas, é apenas uma nota no site.

    Também na notícia diz que o motorista parecia embriagado.

    O negócio é: pelo CPC esse tipo de ação tem que seguir pelo rito sumário. Então tenho que apresentar testemunhas e quesitos já na petição inicial, e eu estou com dificuldade nesse sentido.

    Quem seriam minhas testemunhas? Os próprios policiais e paramédicos que atenderam no local?

    E os quesitos da perícia? Pelo que vi do inquérito não houve perícia no local.

    Como fazer pra ter sucesso nessa ação? Alguém já fez ação desse tipo?
  2. Thais223

    Thais223 Membro Pleno

    Mensagens:
    16
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Boa noite,

    Intime os policiais que acompanharam a ocorrencia. Voce precisa solicitar oficio para o batalhao requerendo a oitiva deles.

    Se teve morte com certeza tem um IP em andamento, va a delegacia e consulte o relato dos policiais que acompanharam o caso.

    preciso de mais detalhes do seu caso para responder melhor como por exemplo, o motorista foi pego?, prestou socorro? houve algum relato policial sobre as condicoes do motorista?

    me desculpa a falta de acentuacao, mas meu teclado eh em ingles.
  3. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Vamos por partes:

    1) o acidente foi entre um caminhão e o veículo do filho da minha cliente.

    2) O motorista se evadiu do local, sem prestar socorro.

    3) O caminhão está registrado em nome de um cara que descobri ser um empresário, porque ele tem outros processos na Justiça. Isso já ajuda com a capacidade dele de pagar a indenização.

    4) O acidente foi em maio do ano passado. Aí entra a questão, o policial vai ter mesmo algo a dizer de um acidente a tanto tempo atrás?

    Por outro lado tem o relato do acidente no IP, eu já peguei a cópia. Seria isso suficiente?

    No Inquérito os policiais dizem é que chegaram e estava lá o local do acidente, e o motorista já tinha se evadido. Não dizem muito mais que isso.

    5) Na nota que saiu no site de notícias diz que testemunhas disseram que ele estava alcoolizado e vinha em ziguezague.
  4. Thais223

    Thais223 Membro Pleno

    Mensagens:
    16
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Caro Colega,

    Pela sua narrativa entendo que o colega tem em mãos um caso bastante dificil.

    Infelizmente não acho que a nota que saiu seja meio idoneo de prova, uma vez que o jornalista que escreveu não estava presente, e eh sabido que materias deste tipo tendem a ser sensacionalistas. As pessoas que narraram o que viram tambem nao podem ser identificadas, o que impede que elas confirmem o que viram.

    Tive um caso parecido, e o juiz não levou em consideracao o depoimento do policial, pois este nao presenciou efetivamente o que ocorreu e deu um depoimento bastante fraco. Ainda assim eu tentaria ouvir os policiais.

    Entendo que o colega tem um caso dificil em maos que pode ter resultados variaveis dependendo do entendimento do juiz em relacao aos fatos. Se fosse comigo eu explicaria os riscos a minha cliente e ainda assim ajuizaria a acao, tentando fundamentar da forma mais precisa possivel.

    Espero ter ajudado ;)
  5. camila gomes

    camila gomes Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezados colegas,
    Peço encarecidamente a ajuda de vcs para solucionarem esse caso comigo.
    Sou advogada numa ação de indenização por danos morais referente a um acidente de trânsito que ocasionou o óbito do marido da minha cliente.
    Ocorre que na primeira audiência não houve acordo e o réu não compareceu (só seu adv).
    A segunda audiência está marcada para daqui 15 dias, porém, minha cliente não tem testemunhas do acidente, e os policiais do BO foram arrolados pelo Reu.
    O fato é, como posso fazer para consegui exito nessa causa? Quais perguntas posso fazer em audiência para ficar claro a culpa do réu que estava num caminhão e a vitima em uma bicicleta.

    Desde já, agradeço.
Tópicos Similares: Indenizatória por
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação Indenizatória por danos materias e morais / Réu ANEEL 09 de Fevereiro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor INDENIZATÓRIA POR MORTE DE FILHO EM ACIDENTE - VEICULO DA PREFEITURA. 09 de Agosto de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Pessoa Jurídica Ré Em Ação Indenizatória Por Dano Moral Praticado Pela Pessoa Da Sócia Proprietária. 02 de Outubro de 2013
Arquivos antigos Cabe ação indenizatória por terem me impedido de 26 de Maio de 2007
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação indenizatória em face do Município e Estado 31 de Maio de 2019