Inconstitucionalidade Das Leis Por Quebra De Decoro Parlamentar

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por fmbaldo, 28 de Agosto de 2009.

  1. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Recentemente adquiri o livro de direito constitucional do Prof; Pedro Lessa, onde o mesma traça um longo quadro sobra as formas de inconstitucionalidade das Leis.

    Nesse capítulo ele defente uma nova forma de fundamento para as açãos de incosntitucionalidade: a quebra do decoro parlamentar.

    Nesas linha, o autor cita como exemplo o "caso do mensalão" ocorrido na Câmara dos Deputados: como houve quebra de decoro por vários parlamentares para aprovar determinados projetos de leis, as referidas leis seriam inconstitucionais, tendo em vista que já nasceram maculadas.

    Achei interessante o ponto de visto do Autor, mas acho difícil a tese ser acolhida pelo STF.
  2. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Acho a tese sem fundamento. Por que a quebra do decoro é assunto "interna corporis" que fundamenta aplicação de pena disciplinar aos parlamentares. A decisão que cassa um deputado ou senador tem eficácia "ex nunc", de modo que não tornam inválidas as deliberações de que tomou parte no ínterim entre a conduta e a aplicação da pena. Ainda que assim fosse, o vício, quase sempre, não alteraria o resultado da deliberação.

  3. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezado DeFarias,

    Acho que não me expressei direito.

    Não é a cassação que geraria a inconstitucionalidade, alias por essa teoria não há a necessidade de ocorrer a pena administrativa.

    O que ela prega é: como o corum para aprovação da lei foi viciado, pois em tese sem a quebra de decoro (pela venda do voto) poderia não obtido o mínimo constitucional para sua aprovação.

    Assim, não seria qualquer quebra de decoro parlamentar que fundamentaria a inconstitucionalidade, mas apenas aquelas que fraudariam a votação.
Tópicos Similares: Inconstitucionalidade Das
Forum Título Dia
Direito Constitucional A Inconstitucionalidade Das Representações Eleitorais Por Doação No Pleito De 2006 (§ 2º Do Art. 81, 15 de Novembro de 2009
Modelos de Petições Ação Direta De Inconstitucionalidade Do Dem Questionando A Validade Do Aumento De Ipi Para Carros Im 26 de Setembro de 2011
Artigos Jurídicos A Inconstitucionalidade Do Art. 15-A Da Lei Nº 9.096/95 25 de Maio de 2011
Direito Constitucional A Inconstitucionalidade Da Vistoria Veicular No Rj 05 de Novembro de 2010
Direito Tributário Inconstitucionalidade Funrural 17 de Maio de 2010