Inadimplemento - Venda de empresa à prazo. Retomada das cotas.

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por tribeirot, 13 de Junho de 2016.

  1. tribeirot

    tribeirot Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezados colegas, boa tarde.

    Gostaria de compartilhar uma situação com os Srs. Um cliente realizou a venda de uma empresa à prazo, realizando de imediato a transferência das cotas mediante alteração contratual.

    Acontece que o Adquirente não realizou o pagamento integral do valor de entrada e não vêm realizando os pagamentos das parcelas mensais ao meu cliente. Muito embora tenhamos tentado uma negociação, o Adquirente não honra os pagamentos.

    Ao aprofundar, constatei que o Adquirente detém infinitas outras execuções (trabalhistas, previdenciárias e outras), ou seja, se executar o contrato a minha cobrança será apenas mais uma. Muito embora tenha elementos para suscitar o vencimento integral do contrato, e entrar com a execução integral, entendo que estrategicamente não seria prudente.

    O ideal seria a retomada das cotas. Tenho informações que o Adquirente estaria "sangrando" a empresa em detrimento às suas operações. Existe a má fé e a caracterização de gestão temerária.

    Alguém já passou por uma situação parecida? Seria possível um pleito de nulidade do contrato de compra e venda?
Tópicos Similares: Inadimplemento Venda
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Inadimplemento Em Compra E Venda, Qual Melhor Caminho? 02 de Agosto de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Inadimplemento contratual 01 de Julho de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor EXECUÇÃO INADIMPLEMENTO ACORDO JEC 14 de Junho de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor É viável ação revisional de contrato para consórcio quando há inadimplemento do consorciado? 12 de Maio de 2015
Notícias e Jurisprudências STJ entende que atraso em obra configura inadimplemento passível de rescisão contratual. 22 de Março de 2015