Honorários Em Ações Revisionais: Como Cobrar?

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Márcio Aguiar, 03 de Fevereiro de 2010.

  1. Márcio Aguiar

    Márcio Aguiar Em análise

    Mensagens:
    28
    Estado:
    Ceará
    Prezad@s,
    Tenho dificuldades na estipulação de honorários contratuais em ações revisionais de empréstimos ou financiamentos bancários. Alguém pode me ajudar, de preferência citando valores que cobram na prática?
    Desde já agradeço @s colegas!
    Abraço!
    Márcio
  2. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Márcio,


    Costumo manter uma certa distância destas ações. Mesmo assim, o que vejo entre os colegas em meu estado é a cobrança de um valor, entre dois e quatro salários mínimos, no início da demanda. Independente de êxito.


    Att.,
  3. Márcio Aguiar

    Márcio Aguiar Em análise

    Mensagens:
    28
    Estado:
    Ceará
    Prezado colega,

    Muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Agradeço, ainda, se alguém que atua com esse tipo de ação puder acrescentar mais alguma informação.

    Abraço!

    Márcio Aguiar
    OAB/CE 15941
  4. Léia Sena

    Léia Sena Membro Pleno

    Mensagens:
    498
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Ribeiro,

    Acompanho sua posição com relação a... "uma certa distância"....

    Mas, vamos ao que interessa : Com relação aos honorários, penso que ele deverá cobrar um valor fixo na média citada e ainda percentual sobre o êxito.

    Na minha visão, isto é a prática.


  5. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Dra. Léia,


    Recentemente dei entrada numa revisional de cláusula contratual. O juiz foi demasiadamente ríspido comigo, quando fui opor os "embargos auriculares". Ele mesmo é contra estas ações. O caso foi resolvido, pois consegui explica-lo que tratava-se de uma revisão apenas do juros moratórios, que estavam ultrapassando a casa dos 20% a.m., enquanto deveria-se aplicar 12% a.a. ou a SELIC. Foi a única vez que entrei com tal processo. No mais, revisional, só de benefício previdenciário.


    Att.,
Tópicos Similares: Honorários Ações
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Honorários Podem Ser Cobrados Nas Ações Do Fgts 10 de Setembro de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Honorários de sucumbência em AJG em processo antigo 07 de Dezembro de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Sugestão de como resolver uma situação absurda num processo de arbitramento de honorários 22 de Fevereiro de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Honorários de sucumbencia 29 de Outubro de 2020
Direito do Trabalho HONORÁRIOS CONTRATUAIS COM A RECLAMADA 27 de Outubro de 2020