Honorários advocaticios

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por GERALDO DE MENEZES MELO, 03 de Abril de 2016.

  1. GERALDO DE MENEZES MELO

    GERALDO DE MENEZES MELO Membro Pleno

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezados Colegas, boa tarde!

    Ocorre que fui vencedor, primeira instancia, em uma demanda ( embargos a execução) onde o embargante fez três pedidos, sendo todos julgados improcedentes e, em sentença, foi condenado ao pagamento no valor de R$ 1.500,00 a titulo de Honorários advocatícios.

    Diante da sentença o executado apelou.

    O Tribunal de justiça deu provimento parcial ao executado atendendo-o em apenas um pedido (suspensão da execução) e nada falando sobre a condenação aos honorários.

    Diante de tal situação entendo que o tribunal manteve a condenação sucumbencial e assim sendo é perfeitamente possível que eu continue com o processo em fase de cumprimento de sentença com o proposito de obter o credito.

    Gostaria de saber se estou correto em meu entendimento e se não qual o entendimento correto.

    Muito obrigado!
  2. Alberto_tt

    Alberto_tt Membro Pleno

    Mensagens:
    351
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia! Seu entendimento está correto, como a condenação do pagamento dos honorários não foi revista pelo Tribunal a mesma é devida, poderá pedir o cumprimento da sentença referente aos honorários.
  3. GERALDO DE MENEZES MELO

    GERALDO DE MENEZES MELO Membro Pleno

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa noite!
    Alberto, muito obrigado pela resposta!
    Com referencia ao cumprimento da sentença tenho outra duvida.
    ocorre que a sentença se del por julgado em um embargos a execução onde a executada encontra-se em recuperação judicial, perdeu os embargos e consequentemente condenada ao pagamento dos honorários.
    Assim sendo, entendo que, por se tratar de credito gerado apos o processamento da recuperação judicial tal não está sujeito a mesma. Desta forma, devo exigir o cumprimento da sentença diretamente ao juiz responsável pela RJ assim que o acórdão transitar em julgado.
    Espero que possa aclarar tal duvida.

    Muito obrigado!
Tópicos Similares: Honorários advocaticios
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação de arbitramento de honorários advocatícios c/c ação de cobrança 19 de Setembro de 2019
Direito Penal e Processo Penal Certidão de honorários advocatícios (dativo) no caso de suspensão condicional 01 de Abril de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor EMBARGOS À EXECUÇÃO DE HONORÁRIOS ADVOCATICIOS 08 de Dezembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução de contrato de honorários advocatícios - Dúvida 01 de Novembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Honorários advocatícios e substabelecimento sem reserva 22 de Janeiro de 2018