Herdeiros

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por jchaia, 25 de Março de 2009.

  1. jchaia

    jchaia Em análise

    Mensagens:
    3
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Gostaria de saber qual o procedimento a ser tomado no caso de falecimento de um pai e pele possuir um herdeiro menor de idade, mas se quando for dado a entrada no inventario o mesmo já tiver se tornado maior?
  2. volkmann

    volkmann Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Para herdar, basta ser pessoa, independentemente de capacidade civil. O fato de ser maior ou menor de 18 anos à época do falecimento do autor da herança é irrelevante. Lembre-se que a herança se transmite no momento da abertura da sucessão, isso é, no instante em que morre o 'de cujus'.
    Não confundir com a "abertura" do inventário (ajuizamento da ação de inventário). Para participar do processo de inventário, o herdeiro menor de 16 anos deverá ser representado pelo seu representante legal; o maior de 16 e menor de 18 deverá ser assistido; e o maior de 18 poderá participar sem assistência ou representação. No caso do exemplo, não há necessidade de assistência ou representação; bastará ao herdeiro maior de 18 constituir advogado para intervir no processo de inventário. O que importa, para a participação no processo, é a idade na data em que for outorgado o mandato ao advogado e a data em que protocolada a petição nos autos do inventário.
    Ainda que não participe do inventário, o herdeiro conhecido deve ser arrolado pelo inventariante, fosse menor ou maior, indiferentemente, à época do falecimento do 'de cujus' (abertura da sucessão).
Tópicos Similares: Herdeiros
Forum Título Dia
Direito de Família herdeiros 16 de Maio de 2015
Direito Administrativo Desapropriação - Habilitação de Herdeiros 07 de Abril de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Início da aquisição prescritiva em Usucapião de Herdeiros 05 de Janeiro de 2015
Direito Previdenciário Herdeiros maiores de idade, podem ficar com pensão da de cujus. 05 de Dezembro de 2014
Direito de Família Inventário com apenas dois herdeiros e sem testamento. 05 de Dezembro de 2014

Compartilhe esta Página