advogado correspondente brasilia

www.advcorrespondente.adv.br

Habeas Corpus Tem Custo Ou Não?

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por Rodrigo drévix, 21 de Janeiro de 2009.

1. Rodrigo drévix

Rodrigo drévix Membro Pleno

Estado:
    Mato Grosso do Sul
    Visto que o hc tem caráter universal à legitimação ativa e, sendo assim, qualquer pessoa pode impetrá-lo por outrem ou por si mesma, seja qual for sua condição social, creio que, então, isso baste para que não haja qualquer pagamento ao recorrer ao hc. Não entanto, veio-me a dúvida: existe qualquer combrança ao impetrar hc?

Outra coisa que não me é muito clara é quanto ao tempo que tem que ser decidido um caso de hc e se é na primeira sessão após o pedido. Como funciona isso?

Desde já, obrigado
  2. fmbaldo

fmbaldo Editores

Estado:
    São Paulo
    Prezado Rodrigo,

O Habeas Corpus é isento de custas.

Em relação a tramitação do HC, de uma olhada no Regimento Interno do Tribunal em questão.

Espero ter ajudado.

Att.,
  3. Rodrigo drévix

Estado:
    Mato Grosso do Sul
    Obrigado, FMBALDO.
    Esclareceu minha dúvida. Mas onde posso encontrar base jurídica para essa afirmação, se não no art. 5º inciso LXVIII da CF/88 e no Decreto-Lei Nº 3.689/41 do CPP, Código de Processo Penal, art. 647 a 667 não é menciona nada sobre isso?

Desde já, obrigado
  4. fmbaldo

fmbaldo Editores

Estado:
    São Paulo
    Procure na lei que regule as custas processuais no seu Estado ou na Justiça Federal.
  5. Rodrigo drévix

Estado:
    Mato Grosso do Sul
    Solucionada a minha dúvida. Realmente, nos dispositivos que citei acima não constam nada sobre as custas do HC, no entando, na própria CF/88, no art. 5º, mas no inciso LXXVII é mencionado:

"São gratuitas as ações de 'habeas corpus' e 'habeas data', e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania."
  6. Rodrigo drévix

Estado:
    Mato Grosso do Sul
    Quero esclarecer também que encontrei resposta para minha outra dúvida citada no início: quanto ao tempo que tem que ser decidido um caso de HC e se é na primeira sessão após o pedido.

Resposta: "Efetuadas as diligências (procedimentos), e interrogado o paciente, o juiz decidirá, fundamentadamente, dentro de 24 (viente e quatro) horas." (art. 660/CPP)

Mas:

"Recebidas a informações, ou dispensadas, o habeas corpus será julgado na primeira sessão, podendo, entretando, adiar-se o julgamento para a sessão seguinte." (art. 664/CPP)
Tópicos Similares: Habeas Corpus
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal HABEAS CORPUS PREVENTIVO! 16 de Setembro de 2014
Direito Penal e Processo Penal RATIFICAR, OU NÃO, RECURSO EM HABEAS CORPUS 15 de Maio de 2014
Direito Constitucional Mandado De Segurança Ou Habeas Corpus 11 de Setembro de 2011
Notícias e Jurisprudências Habeas Corpus Livra Homem Condenado A Sete Anos Por Furtar Cuecas Usadas 20 de Junho de 2011
Notícias e Jurisprudências Habeas Corpus Do Chimpanzé Jimmy Será Julgado Em Novembro 21 de Outubro de 2010

Compartilhe esta Página