Farmacêutico Pode Ser Responsável Técnico Por Até Duas Drogarias

Discussão em 'Direito Administrativo' iniciado por fmbaldo, 16 de Junho de 2009.

  1. fmbaldo

    fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que um mesmo farmacêutico pode acumular a responsabilidade técnica por até duas drogarias. O entendimento foi aplicado no julgamento de um recurso interposto pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF- MG) que combatia essa possibilidade.

    A discussão travada no julgamento teve como foco a interpretação do artigo 20 da Lei n. 5.991/73, que regulamenta o controle sanitário de medicamentos. Fazendo uma interpretação literal da legislação, o CRF mineiro alegou, no recurso endereçado ao STJ, que esse dispositivo não autorizaria farmacêuticos a assumir a responsabilidade técnica por duas drogarias, mas apenas por duas farmácias, desde que uma fosse comercial e outra hospitalar.

    Os ministros da Primeira Turma, no entanto, não acolheram as alegações do Conselho. Seguindo precedentes do STJ e o entendimento expresso pelo relator do recurso, ministro Teori Albino Zavascki, o colegiado manifestou a compreensão de que a norma não proíbe a acumulação por um mesmo farmacêutico da direção técnica de duas drogarias.

    Para fundamentar esse posicionamento, o relator citou a diferença que a legislação estabelece entre drogaria e farmácia. A primeira, ponderou, é uma espécie de farmácia com atividades limitadas. Naquele tipo de estabelecimento, há dispensa e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais. Já a farmácia, além de efetuar dispensa e comércio de drogas, também abriga as atividades de manipulação de medicamentos.

    Sobre a interpretação do dispositivo aplicado pela Turma no julgamento, escreveu o ministro relator: “Ao estabelecer a restrição do artigo 20, referiu-se a lei apenas a farmácias, sem mencionar as drogarias. Tratando-se de norma restritiva de direito, e de constitucionalidade questionável, sua interpretação deve ser restritiva, e não ampliativa, que chegue a resultado compatível com o texto da Constituição”. E complementou: “Nessa linha, há de se entender que a vedação do artigo 20 não diz respeito à direção técnica de drogarias. Relativamente a estas, portanto, não há proibição de cumulação”.

    Na decisão, os ministros do STJ também ressaltaram que a cumulação da responsabilidade técnica está condicionada à demonstração do farmacêutico de que possui meios e compatibilidade de horário de trabalho para prestar assistência aos dois estabelecimentos. Essa demonstração se dá por meio de declaração prestada pelo profissional nos termos das normas editadas pelo órgão representativo da categoria.

    A decisão da Primeira Turma foi unânime. Ao negar provimento ao recurso do CRF-MG, o STJ manteve a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que já havia reconhecido a possibilidade de acumulação.

    Coordenadoria de Editoria e Imprensa do STJ
  2. Fernandes

    Fernandes Em análise

    Mensagens:
    4
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Pelo que entendi a vantagem é somente para o farmacêutico, que poderá cumular o emprego em outra farmácia, mas para o proprietário do estabelecimento, mesmo tendo duas drogarias, ou uma drogaria e uma fármacia, esta decisão não altera o seu dia-a-dia, pois a responsabilidade técnica é pelo período integral de labor, então ele terá que ter um farmacêutico para cada estabelecimento.

    Interessante, ao meu entender, seria se o farmacêutico pudesse ser responsável técnico por mais de um estabelecimento ao mesmo tempo, assim como acontece com os engenheiros.
Tópicos Similares: Farmacêutico Pode
Forum Título Dia
Direito Constitucional Parque Ibirapuera | Poder Total da Segurança Privada 03 de Janeiro de 2024
Notícias e Jurisprudências Idosos prejudicados com venda de aparelho de fisioterapia podem solicitar indenização 25 de Abril de 2023
Notícias e Jurisprudências Idosos prejudicados com venda de aparelho de fisioterapia podem solicitar indenização 13 de Abril de 2023
Notícias e Jurisprudências Retificação de área de imóvel rural pode ser feita em via administrativa ou judicial 07 de Março de 2023
Direito de Família Mãe vai se mudar com os filhos, não comunicou ao pai. O que pode ser feito? 22 de Fevereiro de 2023