Execução De Titulo Extrajudicial - Cheque

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por souzaadvocacia, 21 de Agosto de 2013.

  1. souzaadvocacia

    souzaadvocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Prezados, apenas a título de estudo ou até mesmo para desenvolvimento de tese de pós graduação, gostaria de ouvir as opiniões dos colegas.

    Pois bem! Segundo o art. 59 da Lei do Cheque, prescrevem em 6 (seis) meses, contados da expiração do prazo de apresentação, a ação de execução prevista no art. 47 da mencionada lei.

    Contudo, por ter sido considerado o CHEQUE um titulo executivo extrajudicial (art. 585, I do CPC), com a alteração do CPC por meio da Lei 8.953/94, a qual diga de passagem é posterior a lei 7.357/85, não implicaria dizer que seria também possível que a execução do cheque ocorresse com base no art. 585, I do CPC c/c o art. 206, §3º, inciso IV do Código Civil Brasileiro, ou seja, ao inserir o cheque como titulo extrajudicial, não pretendeu o legislador dilatar o prazo de 6 (seis) meses para 3 (três) anos?

    Aguardo as manifestações....
  2. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Prezado, bom dia

    Entendo que, diante do princípio da especialidade, há de prevalecer a lei do cheque por ser especial em relação ao CPC e ao CC, normas gerais.
  3. gusconrado

    gusconrado Membro Pleno

    Mensagens:
    130
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Concordo plenamente com o colega R. Cesar
  4. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Acompanho o raciocínio dos colegas, e digo ainda que as formas de execução do cheque são:
    Execução baseada na lei do cheque - prazo de 06 meses - não requere lastro;
    Ação cambiária - prazo 02 anos - requer lastro;
    Ação Monitória acima de dois, e em tese, sem prazo para prescrever, todavia considera-se o prazo de 05 anos - cognição ampla:

    Abraços.
  5. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa Noite Dr.
    Entendo que a questão foi exaurida. E muito bem...
  6. RomuloK

    RomuloK Membro Pleno

    Mensagens:
    32
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Prezados,

    Gostaria de aprofundar o debate no que tange ao prazo prescricional da ação monitória de cheque prescrito, visto que é possível verificar decisões considerando tanto o prazo quinquenal, bem como o decenal, ainda que em menor número.
    Ainda, referente ao início do prazo prescricional da ação monitória, esse deve ser contado a partir da prescrição da ação cambiária de locupletamento ilícito, ou da emissão do próprio documento que se funda a ação monitória? 
  7. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Boa tarde,

    Verdade que o STJ titubeia quando o assunto é ação monitória, mas deve surgir um denominador comum em breve, como explicita o bom trabalho contante do site: http://jus.com.br/artigos/25051/do-termo-inicial-de-contagem-do-prazo-prescricional-para-o-ajuizamento-de-acao-monitoria-fundada-em-cheque-prescrito, quando cita jurisprudência do STJ, afirmando: "(...) cheque prescrito, o prazo prescricional para a ação monitória baseada em cheque sem executividade, é o de cinco anos previsto no artigo 206, § 5º, I, do Código Civil/2002 - a contar da data de emissão estampada na cártula.":


    DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO MONITÓRIA FUNDADA EM CHEQUE PRESCRITO. APLICAÇÃO DO PRAZO PRESCRICIONAL PREVISTO NO ARTIGO 206, § 3º, VIII, DO CÓDIGO CIVIL. DESCABIMENTO. INCIDÊNCIA DO PRAZO PRESCRICIONAL DE 5 ANOS, NOS MOLDES DO DISPOSTO NO ARTIGO 206, § 5º, I, DO CÓDIGO CIVIL/2002. OPOSIÇÃO DE EMBARGOS À MONITÓRIA SUSCITANDO A PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO. POSSIBILIDADE.

    1. Como a pretensão para haver pagamento de crédito estampado em cheque, inclusive no que toca à ação cambial de execução, é regulada por lei especial (Lei do Cheque), é descabida a invocação do artigo 206, § 3º, VIII, do Código Civil, visto que esse dispositivo expressamente restringe a sua incidência à pretensão para haver o pagamento de "título de crédito", "ressalvadas as disposições de lei especial".

    2. Assim, como no procedimento monitório há inversão do contraditório, por isso dispensável menção ao negócio jurídico subjacente à emissão da cártula de cheque prescrito, o prazo prescricional para a ação monitória baseada em cheque sem executividade, é o de cinco anos previsto no artigo 206, § 5º, I, do Código Civil/2002 - a contar da data de emissão estampada na cártula. Porém, nada impede que o requerido, em embargos à monitória, discuta a causa debendi, cabendo-lhe a iniciativa do contraditório e o ônus da prova - mediante apresentação de fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor.

     

    3. Com a oposição dos embargos à monitória, ficou incontroverso que o cheque foi emitido para o pagamento de mensalidade escolar do ano de 1997, na vigência do Código Civil de 1916, que dispunha ser ânua a prescrição, por isso, ainda que o cheque tenha sido emitido para renegociação do débito, interrompendo a prescrição, por caracterizar reconhecimento do direito pela devedora, é inequívoco ter, de fato, havido a perda da pretensão, ainda na vigência do Código revogado.

    4. Recurso especial não provido.

    (REsp 1162207/RS, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO, QUARTA TURMA, julgado em 19/03/2013, DJe 11/04/2013).
  8. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Como ensinado pelo nobre colega R.Cesar, o prazo prescricional da ação monitória é o da data do vencimento da cártula que servirá como título.
    Todavia, o artigo 202 do CC prevê diversas formas de interrupção da prescrição. Logo, entre elas é manifesto que caso haja o início da demanda judicial, esta ensejará a interrupção da prescrição.
    Contudo, em matéria de defesa pode se alegar a prescrição intercorrente, que resumidamente, prega que não pode haver interrupção ad eternum da execução.
    Particularmente sigo o entendimento, que só ocorrerá esta hipótese quando o credor der causa a prescrição. Como deixar de cumprir um ato no processo que lhe cabia por exemplo.

    Abs.
  9. pjstramosk

    pjstramosk Membro Pleno

    Mensagens:
    347
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Caros colegas, 
    Se você não responde antes do R.Cesar, seu post se resumirá, em regra, a uma concordância ao exposto por ele.
    Assim, sigo a regra e concordo com o exposto pelo colega R.Cesar.
    Nos mantenha informados.
  10. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Caro colega, Juiz Leigo

    Estou levando a sério o #Projeto70%Cespe2014... por isso, vivo lendo jurisprudências p/ tentar sair da média dos 50% de acertos nos concursos porque, a cada prova, com essa matemática doida do Cespe, por pouco, não saio devendo... rs

    Abç, Cesar
Tópicos Similares: Execução Titulo
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução de título judicial 27 de Março de 2024
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor JEC: execução de título extrajudicial 18 de Janeiro de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução de título extrajudicial 29 de Janeiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Embargos à execução de titulo extrajudicial (aluguéis vencidos) 31 de Julho de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Atitudes de um executado numa execução de título extrajudicial. 19 de Março de 2018