Execução De Cheque Sem Fundo

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Caio Mathias, 18 de Novembro de 2011.

  1. Caio Mathias

    Caio Mathias Em análise

    Mensagens:
    11
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Caros,
    Gostaria, se possível, de algumas informações.

    Sou estudante de Direito e possuo com minha família um pequeno comércio de reparação automotiva. Ocorre que temos uma pequena carteira de cheques devolvidos de valores entre R$300,00 e R$1000,00, emitidos há menos de 6 meses.

    Gostaria de, em causa própria, entrar com ação de execução no juizado especial cível para tentar receber estes cheques. As dúvidas são:


    1- Como não consto no contrato social, posso eu, pessoa física, entrar com a ação de execução desses cheques? Seria necessário que a empresa os endossasse para mim?

    2- É necessário demonstrar a causa debendi? Ou basta a apresentação do título de crédito?

    3- Devo anexar o título original ou serve cópia simples?

    4- Alguns cheques são de terceiros e não tenho ciência do domicílio do emitente. Posso pedir para o juiz oficiar a agência bancária para que informe o endereço do correntista, possibilitando, assim, a citação? Há outra forma de descobrir o endereço?

    5- A ação deve ser proposta no domicílio do réu ou onde a obrigação deveria ser cumprida?

    Desde já, grato pela atenção de todos.
  2. Alexandrejus

    Alexandrejus Membro Pleno

    Mensagens:
    257
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    vc nao é parte legítima para execução destes cheques, pois a titularidade dos créditos é da empresa.

    porem,