EXECUÇÃO DE ALIMENTOS

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Leticiaptmc, 28 de Maio de 2015.

  1. Leticiaptmc

    Leticiaptmc Membro Pleno

    Mensagens:
    51
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Senhores mas uma vez venho pedir-lhes auxilio. O caso é o seguinte:

    Após um processo de investigação de paternidade que tramitou e 2007, originou-se o dever de alimentar.
    O genitor não pagou os alimentos e uma Execução pelo rito do 733 foi proposta em 2012. Nesta ação foram cobrados os valores referente as três parcelas em atraso no momento da propositura da ação e a parcelas que se venceram no decorrer do processo. Ocorre que por alguma confusão, não sei se do pessoal do cartorio ou do patrono da causa, foram pagos apenas o valor relativo as 03 parcelas em atraso e o patrono por sua vez requereu a extinção do processo devido a satisfação do débito.
    Esse pagamento ocorreu em agosto de 2014.
    A alimentada me procurou, atualmente já com 18 anos, objetivando cobrar os valores remanescentes.
    Neste caso, para cobrar tais valores teria que me valer do rito do 732, certo?
    O genitor não ingressou com ação de exoneração de alimentos. Ainda são devidos os alimentos , mesmo com a filha contando 18 anos. Permitindo neste caso que execute as três ultimas parcelas vencidas e as vincendas pelo 733?

    Desde já agradeço a contribuição dos colegas
  2. Leticiaptmc

    Leticiaptmc Membro Pleno

    Mensagens:
    51
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Aguardando respostas
  3. Alberto_tt

    Alberto_tt Membro Pleno

    Mensagens:
    351
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde, a doutora poderá ajuizar a execução pelo rito do art. 732 referente a todos os atrasados.
    Quanto ao fato de ela ter completado 18 anos, vejo dois posicionamentos que os juízes estão adotando, alguns dizem que a obrigação alimentar cessa com a maioridade , que cabe a prole ajuizar nova ação de alimentos caso ela necessite, outros mantem a posição de que é necessário ajuizar a ação de exoneração.
    Mas como a doutora está pela filha, eu no seu caso, ajuizaria 2 execuções, uma pelo 732 e outra pelo 733.
  4. Kélida Cristina Dias

    Kélida Cristina Dias Membro Pleno

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa tarde Senhores, quero pedir-lhe orientação de um caso de execução de alimentos em que estou atuando.
    O meu cliente é o executado, para tanto deve parcelas de maio/05 á fev/12 para tanto o menor faz 17 anos o mês que vem e o pai que saber se vai ter que pagar todas as parcelas em atraso ou se correrá a prescrição do artigo 206 parágrafo 2º do CC. A ação foi ajuizada em outubro de 2001.
  5. Adriana Araujo

    Adriana Araujo Membro Pleno

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Não ocorre a prescrição em se tratando de incapazes. Art. 198 CC.
Tópicos Similares: EXECUÇÃO ALIMENTOS
Forum Título Dia
Direito de Família EXECUÇÃO DE ALIMENTOS 08 de Março de 2023
Direito de Família MANIFESTAÇÃO DO MP EM EXECUÇÃO DE ALIMENTOS - MAIOR DE IDADE 23 de Setembro de 2018
Direito de Família Execução de Alimentos 18 de Junho de 2018
Direito de Família Ajuda em uma confusão de ritos em processos de execução de alimentos 23 de Março de 2018
Direito de Família Execução de alimentos/prisão 08 de Março de 2018