Estudar

Discussão em 'Concursos Públicos Jurídicos' iniciado por Rodrigo drévix, 20 de Julho de 2009.

  1. Rodrigo drévix

    Rodrigo drévix Membro Pleno

    Mensagens:
    53
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    Pessoal, uma parte muito importante para se chegar no almejado cargo público é o estudo, aliás, o estudo de qualidade. Creio que cada um deva adotar seus próprios métodos, os que melhor se adaptam. Portanto, Peço que compartilhem algumas estratégias de aprendizado para que possamos maximizar nossos processos e então ter melhor chace de entrar para o funcionalismo público.
  2. Rodrigo drévix

    Rodrigo drévix Membro Pleno

    Mensagens:
    53
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    Uma técnica que uso muito é arrolar frases significativas de um texto para melhor compreesão das idéias principais.
  3. Rodrigo drévix

    Rodrigo drévix Membro Pleno

    Mensagens:
    53
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    O PESSOAL, DEIXE AÍ SEUS MÉTODOS DE ESTUDO É BOM PRA TODOS NÓS!
  4. valquiria.urbano

    valquiria.urbano Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo

    O método de estudo que mais utilizo é, depois de estudar a matéria, escrever tudo o que consigo sobre o assunto, depois faço uma análise de como está o texto em geral.
    Isso ajuda muito, pois, no momento de alguma prova você já consegue verificar de que forma iria responder e o quanto você sabe sobre o assunto.
  5. Rodrigo drévix

    Rodrigo drévix Membro Pleno

    Mensagens:
    53
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    É uma boa dica. De quebra já dá pra estudar Português e Redação, matérias para qualquer hora, concurso, faculdade, dia a dia...
  6. allankzr

    allankzr Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Esse método que o Rodrigo descreve é muito eficiente e creio que seja o mais tradicional, realmente o segredo está em conseguir escrever tudo que compreendeu porque você sempre descobre qual a parte onde ficou sua duvida. Mas fica uma dica, sei que muitos já utilizam, porém pode ser que alguém ainda não tenha descoberto essa incrível ferramenta de aprendizagem, o youtube, é isso mesmo, as aulas que professores muito bem capacitados postam nesse site são muito boas, ainda mais depois que o canal TV Justiça começou a enviar seus programas para o site de relacionamento.

    Então fica a dica, não subestimem a internet, creio que seja o meio mais eficaz de estudo de muitas matérias, mas com certeza é o maior instrumento que um estudante de direito pode utilizar para abranger seus conhecimentos. ( participar de fórum de discussão como este é um exemplo disto ) rs.
  7. Rodrigo drévix

    Rodrigo drévix Membro Pleno

    Mensagens:
    53
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    Allan keizer, sim, o meu método de arrolar frases significativas é bem simples e acho que tradicional mesmo.
    Vocês citaram fazer um texto com tudo que conseguiu absorver da matéria estudada e, assim, identificar os pontos que ainda faltam mais dedicação. Deve ajudar muito.
    Outra coisa boa citada foi a internet, especificamente o YouTube. Já utilizo muito esse recurso, e um dos melhores videos são os do programa Saber Direito da TV Justiça, aí vai o link: http://www.youtube.com/user/saberdireitoaula

    Agora, cabe fazer a seguinte percepção, a identificação do objetivo do estudo e a maneira de abordar esse estudo. Estudar para uma prova objetiva é diferente de estudar para aprender a matéria em profundidade, para a sua formação acadêmica.
    Para a prova objetiva --> seguir exatamente o conteúdo programático, resolver muitos exercícios sobre o tema estudado e resolver as provas anteriores do certame a ser prestado. Além de utilizar as técnicas citadas aqui e em outros lugares.
    Para a matéria em profundidade --> vale todos as técnicas e variar os materiais de estudo, além de outras coisas.

    Aprender sobre memorização, mapas mentais e outras coisas parece ser de muito utilidade. Estou iniciando agora esse tipo de técnica, parece que demora um pouco no começo para se adaptar, mas dizem valer a pena depois. Estou lendo o livro Mapas Mentais e Memorização Para Provas e Concursos, do renomado William Douglas, o guru dos concursos, e Felipe Lima, grande empreendedor do tema.
Tópicos Similares: Estudar
Forum Título Dia
Fórum dos Neófitos Programa Para Estudar A Constituição Federal 19 de Janeiro de 2011
Notícias e Jurisprudências Homem Contrai Dívidas Para Estudar Doença Do Filho, Mas Justiça Evita Despejo Em Curitiba 21 de Junho de 2010
Notícias e Jurisprudências Oab Cria Comissão Para Estudar O Uso Da Tornozeleira Eletrônica Por Detentos 28 de Abril de 2010