Empregador Não Pode Retirar Comissão De Empregado Quando A Venda É Cancelada

Discussão em 'Notícias e Jurisprudências' iniciado por Ribeiro Júnior, 13 de Maio de 2010.

  1. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Ao analisar o recurso de uma empresa, que não se conformava com a sua condenação a restituir ao ex-empregado diferenças salariais referentes às comissões que foram estornadas em decorrência do cancelamento da venda, a 1a Turma do TRT-MG decidiu manter a sentença. Os julgadores consideraram que as vendas foram realizadas com a aprovação da empresa, não podendo o trabalhador ser penalizado com o cancelamento futuro do negócio, pois, se ele não participa dos lucros do empreendimento, também não participará dos riscos.

    A reclamada alegou que os seus vendedores são comissionistas puros, ou seja, são remunerados exclusivamente à base de comissões, calculadas sobre o lucro decorrente da venda do produto. Se a venda for cancelada, a comissão deixa de existir. Mas, para a juíza convocada Wilméia da Costa Benevides, ao agir dessa forma, a empresa está transferindo para o trabalhador o risco do seu negócio, em clara afronta ao artigo 2º, parágrafo 2º, da CLT. “Sim, pois uma vez consolidada a transação entre vendedor e cliente, com o expresso aval da empresa empregadora que assim acenou positivamente no momento em que chancelou a venda em seu sistema, é inviável que se repasse ao trabalhador os ônus decorrentes de eventuais futuros cancelamentos do negócio, cujos fatos geradores não contaram com participação obreira” – ressaltou.

    No entender da magistrada, ainda que os cancelamentos tenham ocorrido por ausência de estoque, o vendedor não pode assumir esse erro empresarial. Até porque, o empregado realizou o seu trabalho, conseguindo concretizar a venda. Segundo esclareceu a relatora, o artigo 466, da CLT, e artigos 2º e 3º, da Lei nº 3.207/57, estabelecem que o vendedor tem direito à remuneração com a consolidação da venda, quando ocorre a relação vendedor/cliente/empresa.

    Com esses fundamentos, a Turma manteve a condenação da empresa a ressarcir ao reclamante o valor de R$200,00, por mês, decorrente do estorno de comissões.

    ( RO nº 00882-2008-075-03-00-5 )


    FONTE: Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região
Tópicos Similares: Empregador Não
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Empregado perdeu CTPS que não havia sido assinada pelo empregador 07 de Outubro de 2015
Direito do Trabalho Contribuições Previdenciárias Não Realizadas Pelo Empregador 20 de Agosto de 2013
Arquivos antigos Empregador que não assinou carteira de trabalho 14 de Abril de 2007
Arquivos antigos Empregador não assina pedido de demissão 16 de Setembro de 2006
Direito do Trabalho Verbas trabalhistas e baixa CTPS empregado filho do empregador falecido 12 de Abril de 2019