Dúvidas Sobre Quais Livros Comprar

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por Izabella Batistel Vieira, 29 de Agosto de 2013.

  1. Izabella Batistel Vieira

    Izabella Batistel Vieira Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Goiás
    Bom Dia!
    Estou cursando o 3º semestre e pego Processo Penal I, Penal III, Civil II, Processo Civil I e Constitucional I. Decidi que está na hora de comprar meus livros e deixar os da biblioteca.. Enfim..
    Pesquisei muito, consultei professores, decidi sobre alguns livros e fiquei em dúvida quanto a outros. Quero livros que contenham uma linguagem mais didática mas que não sejam superficiais demais porque quero utilizá-los até o final do curso. Eu sei que não devo ler apenas um autor, mas tenho que partir de algum livro. 
    Os livros que eu tenho praticamente certeza são:

    - Flávio Tartuce: Manual de D. Civil Vol. Único
    - Daniel Amorim: Manual de D. Proc. Civil

    Os que eu não tenho certeza ainda:

    - Fernando Capez: Direito Processual Penal (ouvi dizer que a linguagem é fácil e é aprofundado)

    De Penal estou em dúvidas quanto aos autores.. Eu queria comprar a Parte Geral e a Especial. só que fica muito caro. Dei uma olhada nos livros do Rogério Sanches e a Parte Geral + Especial fica 189,90, é um preço mais em conta. Já os 3 volumes do Rogério Greco fica 314,00. Também ouvi falar do Cezar Roberto Bitencourt, Cleber Masson e Guilherme de Souza Nucci. Mas será que compensa eu comprar um livro da parte geral pra faculdade?

    E de Constitucional ouvi dizer muito do José Afonso da Silva, mas parece que a linguagem não é tão didática. Meu professor me indicou Alexandre de Moraes, mas não vejo muitas indicações dele. Ouvi sobre diversos outros autores também, como Marcelo Alexandrino e Marcelo Novelino. Muitos indicam também o Direito Const. Esquematizado do Pedro Lenza, mas não acho que seja tão aprofundado quanto eu queira. 

    Os livros de Direito são caros demais e eu não quero me arrepender depois. Quero comprar livros que me sirvam de base e conforme eu os leio também consulto outras doutrinas. Preciso de indicações, depois vou na Saraiva e folheio os que forem mais indicados e lá eu decido.

    Obrigada!
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezada Izabella, boa tarde.

    Creio que a preferência por autores é bastante pessoal... É como se perguntassem se prefiro Morris West ou Frederick Forsythe. São autores que escrevem enredos parecidos, mas cada um possui suas particularidades apaixonantes. Neste caso prefiro ler ambos.
    Bom, voltando ao seu caso, dos autores citados posso garantir que Nucci é excelente (inclusive me ajudou muito na época para passar na ordem), mas ainda prefiro Damásio de Jesus.  Em civil, gosto muito de Maria Helena Diniz e Silvio Venosa. Em processo Civil não tenho dúvidas sobre Luiz Guilherme Marinoni, mas Greco também é muito bom. Já em Constitucional, sempre gostei de Pedro Lenza. Enfim, como disse antes vai depender de sua preferência sobre a forma do autor se expressar, mas são todos bons.
    Vi que és de Goiânia, nesse caso posso te oferecer alguns livros de direito para conheceres alguns autores. Se tiveres interesse me escreva em meu e-mail particular. 

    Cordialmente.
  3. Roberto César

    Roberto César Membro Pleno

    Mensagens:
    583
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Olá, Izabella, boa tarde,

    Como já disse o colega Jrpribeiro, é uma questão pessoal, pois, depende da empatia entre o leitor e o autor do livro, sua forma de escrever, enfim, mesmo sabendo disso, por querer opinião de terceiros, eu gosto muito do processo penal do Aury Lopes Jr. Neste livro, há origem histórica dos institutos, o que é sempre cobrado nos concurso e tbm o é na prova da OAB. Portanto, importante ter uma noção da origem dos mecanismos utilizados no dia a dia forense.

    Quanto a Constitucional, utilizei na graduação o Alexandre de Moraes (gostei demais), mas, muitos dos meus colegas, tinham o Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. Hoje em dia, leio o Gilmar Mendes, mas, se lesse na graduação, pouco entenderia, pois não teria bagagem suficiente. Por isso, melhor um Pedro Lenza, A. Moraes p/ ajudar no raciocínio jurídico e, mais tarde, amadurecer as ideias com outros autores, até porque, pra chegar lá na frente, tem que ter aprovação nas provas da faculdade e se não souber as matérias, não vai adiantar ler demais, por hora.

    A escolha de processo civil do Daniel Assumpção foi perfeita, principalmente por ser um único volume. Há vários vídeos dele no You tube, além do site dele que é ótimo.

    Boa sorte na caminhada, César.
Tópicos Similares: Dúvidas Sobre
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Dúvidas sobre ação no cejusc 05 de Janeiro de 2024
Direito de Família Dúvidas gerais sobre inventário, quem puder ajudar agradeço 03 de Abril de 2018
Direito de Família Dúvidas sobre Partilha de reclamatória trabalhista ex-conjugê! 24 de Janeiro de 2018
Direito Penal e Processo Penal Duvidas sobre Procuraçao 05 de Agosto de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Algumas dúvidas sobre Competência e pequenos procedimentos 29 de Julho de 2016