Dúvidas Audìência Prática

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por Laura Sp, 24 de Novembro de 2010.

  1. Laura Sp

    Laura Sp Em análise

    Mensagens:
    7
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Olá, estou começando a carreira jurídica e tenho algumas dúvidas sobre prática em audiências. Gostaria de saber como devo me dirigir ao juiz em audiência? Tenho minha primeira audiência de instrução e julgamento e terei que contraditar uma testemunha, minha dúvida é: como faço isso ? Peço a palavra ao juiz ou já posso ir falando logo? Como funciona isso na prática? Assisiti muitas audiências mas foi tudo meio informal, em uma, inclusive ajudou o advogado, já alegando a contradita, o que sei que não vai ocorrer no meu caso, pois o juiz é super rigoroso.
    Minhas dúvidas principais são essas, na prática, como falar com o juiz durante a audiência.
    Agradeço muito.
  2. Léia Sena

    Léia Sena Membro Pleno

    Mensagens:
    498
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    A contradita de testemunha é ato pelo qual uma das partes envolvidas no processo requer a impugnação da oitiva de uma testemunha, por entender que esta é impedida de depor, ou seja, é a arguição pela parte de incapacidade, impedimento ou suspeição da testemunha arrolada pela parte contrária, no momento de sua qualificação, antes de iniciar o depoimento.

    São casos de impedimento:

    • amizade íntima;
    • inimizade capital;
    • parentesco;
    • interesse pessoal na ação.