DÚVIDA - INVENTÁRIO - CITAÇÃO DE HERDEIROS

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Márcio Aguiar, 26 de Novembro de 2007.

  1. Márcio Aguiar

    Márcio Aguiar Em análise

    Mensagens:
    28
    Estado:
    Ceará
    Prezados, atuo na área de responsabilidade civil, mas estou cuidando de um processo de inventário para um familiar.

    Tenho um dúvida e gostaria de contar com a ajuda dos preclaros colegas que atuam com Direito das Sucessões.

    É o seguinte: o processo de inventário tramita em comarca de Estado diverso do qual reside meu cliente. O juiz do feito determinou a citação dele e dos demais que se encontram na mesma situação, através de carta precatória. Isso é possível, dado que o CPC, em seu artigo 999, § 1.º, determina que, nesses casos a citação deve ser feita por edital? Devemos esperar a citação pelo juízo deprecado ou termos que nos deslocar para o outro Estado da federação para realização dos atos e para tomarmos pé do processo?

    Por favor, colegas, esclareçam essa questão!

    Abraço a todos
  2. Otchin

    Otchin Membro Pleno

    Mensagens:
    69
    Estado:
    Paraná
    Olá

    A regra dispõe que a citação deve ser realizado por edital, entretanto, a citação realizada nesse caso somente será nula (artigo 247 do CPC) se houver comprovação de prejuízo ao seu cliente. (artigo 249 e parágrafos do CPC)

    Portanto, no meu entendimento, mesmo que a citação ocorra por precatória, ela é válida.

    INVENTÁRIO. CITAÇÃO POR EDITAL DE HERDEIROS NÃO RESIDENTES NO COMARCA. ART. 999. PAR. 1. C.P.C.. INVENTÁRIO. Citação por editais de herdeiras domiciliadas fora da Comarca onde tramita o processo, em face de informações de outra herdeira, sua irmã. Pedido tardio, da curadoria especial, de que se proceda à citação de uma delas por precatória, já na fase final do feito. Desnecessidade de nova citação (artigo 999, parágrafo 1., do código de processo civil). Desprovimento do agravo interposto. (TJRJ; AI 4705/1996; Segunda Câmara Cível; Rel. Des. Thiago Ribas Filho; Julg. 10/12/1996) (Publicado no DVD Magister nº 15 - Repositório Autorizado do STJ nº 60/2006 e do TST nº 31/2007)


    INVENTÁRIO. CITAÇÃO POR EDITAL. ART. 999. C.P.C.. MANDADO DE SEGURANÇA. MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA ATO JUDICIAL. CITAÇÃO DE PESSOA DOMICILIADA FORA DA COMARCA (ART. 999 DO CPC). A CITAÇÃO NESSE CASO DEVE SE FAZER POR EDITAL. O citando já se acha indicado na inicial no rol dos herdeiros, sem risco de ficar fora da partilha. Concessão da segurança. (TJRJ; MS 423/1992; Rio de Janeiro; Quarta Câmara Cível; Rel. Des. Decio Xavier Gama; Julg. 01/09/1992) (Publicado no DVD Magister nº 09 - Repositório Autorizado do STJ nº 60/2006 e do TST nº 31/2007)

    Para maior celeridade processual, o seu cliente pode se dar por citado na ação de inventário.
    Espero ter ajudado!
  3. Márcio Aguiar

    Márcio Aguiar Em análise

    Mensagens:
    28
    Estado:
    Ceará
    DR. OTCHIN,

    Muito obrigado colega! Ajudou bastante!
    Na verdade, é até melhor para meu cliente a citação por precatória, conforme determinou o juiz. Posto que há certas dúvidas quanto à idoneidade do inventariante (mas ainda não suficientes para reuqerer sua destituição do encargo), esse tipo de citação é mais seguro.
    Mais uma vez obrigado!
Tópicos Similares: DÚVIDA INVENTÁRIO
Forum Título Dia
Direito de Família Dúvida inventário de cujus que é herdeiro em outro inventário e colação de bens. 19 de Setembro de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvidas Inventário 13 de Dezembro de 2013
Direito de Família Dúvidas Inventário 21 de Novembro de 2013
Direito de Família Dúvida Sobre Inventário 01 de Agosto de 2012
Direito de Família Dúvida Referente Às Ultimas Declarações Em Inventário 21 de Junho de 2012

Compartilhe esta Página