Doação C/ Reserva De Usufruto

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Daniela, 02 de Janeiro de 2009.

  1. Daniela

    Daniela Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Um casal faz uma doação com reserva de usufruto para si, deixando aos 3 filhos o imóvel divido em 03 partes iguais. Não levaram a doação a registro no CRI. Um dos herdeiros contrai um financiamento, e os pais assinam de avalistas, dando em garantia uma parte deste imóvel....O pai faleceu sem registrar a doação.
    As outras 02 herdeiras descobrem agora o negócio com o Banco e que o irmão não está pagando as parcelas do financiamento.
    O banco poderá executar e tomar uma parte do imóvel. Como não foi feito o registro da doação, o banco não agiu de má fé pq na matrícula do imóvel, constavam como proprietários, os pais, mas na verdade eles eram somente usufrutuários. A doação não entrou no inventário, quando do falecimento do pai.
    Agora uma das herdeiras, temendo perder parte do seu patrimônio para o banco, quer que seja feito o registro da doação para que cada herdeiro tenha a sua matrícula e que a garantia recaia sobre a parte do irmão que adquiriu o financiamento. E quer saber se é possivel anular o usufruto já que a mãe não agiu corretamente dando o imóvel em garantia ao banco, uma vez que usufrutuário não pode alienar imóvel.`´e correta esta afirmação ? Somente os proprietários é que podem alienar, uma das causas que pode levar a extinção do usufruto é esta, dar em garantia o que não lhe pertence de direito ?
  2. Cjardim

    Cjardim Membro Pleno

    Mensagens:
    207
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Daniela
    Existe uma discussão prévia no seu caso, que é acerca da validade do usufruto sem registro... Procure um advogado que poderá lhe orientar como agir.
    Boa sorte
Tópicos Similares: Doação Reserva
Forum Título Dia
Direito de Família Reverter doação de quotas com reserva de usufruto 15 de Maio de 2019
Direito de Família Doação Com Reserva De Usufruto 27 de Março de 2009
Direito de Família Contrato de doação 10 de Março de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor DOAÇAO DE IMOVEL PUBLICO PELA PREFEITURA PODE SER DOADO PARA HERDEIRO ? 28 de Abril de 2021
Direito Tributário Doação de Terreno pela prefeitura - Taxa de Asfalto 05 de Novembro de 2019