Divorcio

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Eliana Leão, 09 de Maio de 2016.

  1. Eliana Leão

    Eliana Leão Membro Pleno

    Mensagens:
    208
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa tarde Drs. Peço uma ajuda Urgente.

    Fui contratada por um casal para ajuizar ação de divorcio consensual. Na partilha de bens, ficou acordado que o varão repassaria à varoa o valor de R$20.000,00 até a data x.

    Porém o mesmo não cumpriu com o acordo e para evitar um processo de cobrança da dívida, peticionei ao juiz que suspendesse a homologação do divorcio consensual pois o mesmo passaria a ser litigioso.

    Dúvida: Entro com uma nova ação?

    Peticiono e solicito a inversão?

    Peticiono e informo o não cumprimento do acordo e junto peço a execução?

    Não consigo visualizar o que é melhor para a varoa. Já comuniquei ao Varão que pelo fato de ele não ter cumprido o acordo, o divorcio será transf. em litigioso e que deverá contratar outro profissional para o assessorar.

    Aguardo todas as possibilidades.
  2. Eliana Leão

    Eliana Leão Membro Pleno

    Mensagens:
    208
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Nobre colegas, alguém tem uma luzinha para me dar?
  3. AP Advocacia

    AP Advocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    175
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezada, ao que parece o juiz não homologou o divórcio, pois caso tivesse homologado não daria, a meu ver, para converter em litigioso. Como você já requereu a conversão espere o juiz se manifestar.

    Vamos supor que o juiz discorde da conversão e homologue o acordo. Neste caso, se o varão não cumprir você vai requerer a instauração da fase de cumprimento de sentença para cobrar o valor devido. Não será um novo processo, mas a continuação do anterior. Contudo, se ele deferir seu pedido vai abrir prazo para o varão apresentar defesa. Neste caso você pode pedir para ele julgar o mérito antecipadamente no tocante ao divórcio para que este seja decretado; a partir de então a discussão vai girar em torno apenas dos bens.

    É como penso. Vamos aguardar as demais respostas. Quando o processo tiver andamento me avise, pois é um caso interessante.

    Abraço cordial.
Tópicos Similares: Divorcio
Forum Título Dia
Direito de Família Dúvidas em divórcio consensual 06 de Novembro de 2022
Direito de Família Análise ética: dúvida sobre parcialidade do advogado de família em partilha de divórcio consensual 15 de Dezembro de 2020
Direito de Família Partilha de bens em divórcio 06 de Dezembro de 2020
Direito de Família Divórcio cumulado com pensão e guarda 02 de Novembro de 2020
Direito de Família Divórcio: documentação 20 de Outubro de 2020