Divorcio Consensual - Imóvel Em Usufruto - Como Fazer A Meação?

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por Luiza Penha, 04 de Fevereiro de 2013.

  1. Luiza Penha

    Luiza Penha Membro Pleno

    Mensagens:
    183
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Bom Dia!!

    Um casal vai se divorciar de forma consensual. Eles possuem 01 casa, a qual a esposa recebeu por doação (na modalidade usufruto dos doadores - pai e mãe dela).
    O casal é casado em comunhão total de bens.
    Como proceder a meação deste imóvel???

    Obrigada!!!
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia Dra.
    Ja considerou a possibilidade do cônjuge varão firmar uma Escritura Pública de Desistência/Renuncia de Usufruto?
    gustavocastro curtiu isso.
  3. Luiza Penha

    Luiza Penha Membro Pleno

    Mensagens:
    183
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Olá Dr.Gonçalo!

    Sim. Durante a entrevista com os clientes eu mencionei sobre essa possibilidade, até mesmo para o conforto e segurança dos filhos do casal (no caso de ser necessário se desfazerem do imóvel). No entanto, o varão deixou muito claro que ele não abre mão de nada. Pra falar a verdade,confesso que os ânimos do casal estão tão exaltados que tenho dúvidas se essa modalidade consensual vai persistir.

  4. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia Dra.

    Primeiro, agradeço, mas não façojus ao titulo de Dr...

    Aliás, procuro apenas lustrarmeus parcos conhecimentos jurídicos, acompanhando a solução de problemas reais,que sempre incentivam ao estudo mais aprofundado das matérias em comento.

    Isso posto, vamos aos fatos:

    Pelo que se depreende, tenho para mim que a doaçãofoi efetuada pelos genitores de Maria, em favor de Maria.Somente.

    José constaria do titulo apenascom complemento da qualificação da beneficiaria, algo assim como” brasileira,professora, casada com José...”

    Senão, vejamos:

    CC, Art. 1.660. Entram nacomunhão:

    III - os bens adquiridos pordoação, herança ou legado, em favor de ambos os cônjuges;

    Se eu não estiver enganado, querme parecer que se o bem imóvel não foi doado a ambos os cônjuges, nãoentram na comunhão.

    Entretanto, melhor aguardar novaspostagens, que certamente virão.
  5. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa noite Doutores!
    Fiquei intrigado com este tópico, todavia por falta de tempo não pude pesquisar a fundo o tema. No entanto, ainda que de forma superficial, segue a minha singela contribuição.
    Primeiramente, com todo o respeito, ouso discordar com o nobre colega, pois não se aplica o artigo 1.660 do CC/2002, uma vez que pelo que entendi, o regime adotado pelo casal é o de comunhão universal de bens. O referido artigo contudo, está inserido no capítulo III da lei 10.406/2002 e trata do regime de comunhão parcial de bens.
    Sanada esta situação, passemos ao fato da doação.
    Pela narração, excluído-se herdeiros concorrentes com o cônjuge virago, tem-se que a doação, é tida como adiantamento da legitima, logo, por se tratar do referido regime, o bem incorpora sim o patrimônio do casal e deverá ser partilhado.
    Com relação ao usufruto, teoricamente, este não interferirá na partilha e nem o será afetado. o Nu-proprietário, "continuará" a ser o casal na forma de condomínio, respeitando-se o usufruto. Em matéria de direito real, o gravame do bem o acompanha. Logo, o imóvel segue seu caminho independente da propriedade carregando o ônus, que é o usufruto e que deverá ser respeitado pelos nus-proprietários.
    Com relação ao procedimento prático para tal, não posso ajudá-la com maiores detalhes, uma vez que sou recém-formado e tenho pouca experiência prática.
    No mais peço desculpas por qualquer equívoco e agradeço a oportunidade de poder ajudar e de forma indireta enriquecer os meus próprios conhecimentos.
    Muto obrigado!
    E com certeza os nobres colegas fazem sim jus ao título de Doutores.
Tópicos Similares: Divorcio Consensual
Forum Título Dia
Direito de Família Dúvidas em divórcio consensual 06 de Novembro de 2022
Direito de Família Análise ética: dúvida sobre parcialidade do advogado de família em partilha de divórcio consensual 15 de Dezembro de 2020
Direito de Família Proteção patrimonial: divórcio consensual extrajudicial e posterior casamento dos mesmos cônjuges 06 de Junho de 2017
Direito de Família Divórcio Consensual separação de bens por força de lei com imóvel sub-rogado 26 de Abril de 2017
Regras Divórcio consensual com uma filha menor 08 de Fevereiro de 2017