Dissolução de União Estável

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por HBarbara, 08 de Outubro de 2008.

  1. HBarbara

    HBarbara Membro Pleno

    Mensagens:
    52
    Estado:
    São Paulo
    Sabendo que a União estavel pode ser reconhecida em cartório através de escritura publica e a mesma ser dissolvida de forma amigável também em cartório, minha duvida ao pesquisar sobre o tema é na hipótese de os conviventes não terem a união estável declarada em escritura publica, no passado muitos casais faziam apenas uma declaração e reconheciam firma das assinaturas onde atestavam que viviam juntos, muitas dessas declarações eram usadas para inclusão do parceiro como dependente em clubes etc, nestes casos a dissolução também pode ser feita no cartório ou necessariamente deve-se entrar com ação de reconhecimento e dissolução da união estável?
  2. Advcarvalho

    Advcarvalho Membro Pleno

    Mensagens:
    82
    Estado:
    São Paulo
    A dissolução pode ser efetivada atráves de escritura pública desde que não hja conflito de interesses entre as partes e não haja interesse de menores e incapazes.
  3. HBarbara

    HBarbara Membro Pleno

    Mensagens:
    52
    Estado:
    São Paulo
    Advcarvalho

    Obrigada pela resposta, ainda estou um pouco confusa com o que pode ou não ser feito em cartório nesta parte.

    obrigada
  4. advfernanda

    advfernanda Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Espírito Santo
    Ola, no meu caso preciso dar entrada no pedido em cartorio para dissolver uniao estavel, nao ha filhos e nem bens! Teria como me arrumar esse modelo de solicitacao ao cartorio para o mesmo desfazer o contrato de uniao estavel? Att. Fernanda. advfernandacarneiro@hotmail.com
  5. Alexandrejus

    Alexandrejus Membro Pleno

    Mensagens:
    257
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    HBarbara,


    estando o casal de acordo quanto ao fim da uniao e partilha dos bens é possivel obtar-se pela via extrajudicial DESDE QUE o casal nao possua filhos menores. veja que sao exigidos os menos para declarar a existencia da uniao (consenso e inexistencia de filhos menores)


    advfernanda,


    se trata de uma escritura publica comum. Basta dirigir-se ao cartorio com a documentação exigida. La eles tem o modelo. resta assinar.
Tópicos Similares: Dissolução União
Forum Título Dia
Direito de Família Averbação de escritura de dissolução de união estável 05 de Dezembro de 2019
Direito de Família Ação de reconhecimento e dissolução de união estável cc partilha de bens consensual 24 de Janeiro de 2019
Direito de Família Dissolução União estável 08 de Dezembro de 2017
Direito de Família Dissolução de União Estável e Reintegração de Posse 25 de Outubro de 2017
Direito de Família Divisão de bens após 12 anos de dissolução de união 18 de Outubro de 2017