Dissolução de União Estável??? Configura?

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por rmst, 05 de Outubro de 2016.

  1. rmst

    rmst Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pernambuco
    Olá pessoal, boa noite.

    Estou com o seguinte caso que esta me enchendo de dúvidas.

    Minha cliente tinha um relacionamento com um rapaz que durou cinco anos, e ambos moravam na casa da genitora da minha cliente.

    O relacionamento foi marcado por diversas separações ao longo dos 5 anos, justamente pelo Requerido não ser dado ao labor...hehe

    Aparentemente pareciam mais um casal de namorados morando com a mãe do que uma união estável.

    A minha cliente sempre trabalhou e num desses desentendimentos comprou uma casa realizando diversos empréstimos em seu nome para a aquisição.

    Como a casa ainda não estava boa para morar, continuou a morar com a sua genitora enquanto reformava a casa.

    Nesse interim o Requerdo reatou o relacionamento com a minha cliente.

    Durante o relacionamento conturbado, minha cliente também adquiriu um veículo financiado em seu nome.

    Ao final, após a separação definitiva neste ano, o Requerido deixou a casa da genitora da minha cliente e tomou posse/invadiu a casa e o veículo da minha cliente que estava em reforma.

    Este nega a deixar o imóvel adquirido e a devolver o veículo.

    Obs: a minha cliente continua morando com sua genitora. Nunca morou na casa em que adquiriu.


    Dúvidas:

    1) ingresso com uma ação de reconhecimento de dissolução de união estável, mesmo não tendo um dos elementos para a sua configuração, como a CONSTÂNCIA do relacionamento ?

    2) caso opte por demonstrar que não houve a configuração da união estável, qual o procedimento para reaver os bens que estão todos em nome da minha cliente?

    3) A possibilidade ou vantagem em pedir arrolamento de bens?


    Estou bem confuso a qual o procedimento mais adequado neste caso, agradeço demais a ajuda dos colegas.

    Obrigado.
  2. AP Advocacia

    AP Advocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    175
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    1) Não tem porque propor reconhecimento se você mesmo disse que "aparentemente pareciam um casal de namorados morando com a mãe do que uma união estável". Outra, ao propor esta ação acredito que o companheiro terá direito ao que foi adquirido na constância da união, ainda que com os recursos dela. para entender isto imagine se ela fosse dona de casa e apenas o marido trabalhasse. Ela teria direito.

    2) Reintegração na posse. Ela foi esbulhada.

    3) Pode, mas entendo cabível apenas do veículo. Requeira o bloqueio deste para que conste do documento a restrição. Assim eventual terceiro para quem este poderia ser entregue não poderá alegar boa-fé.

    Às ordens.
  3. rmst

    rmst Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pernambuco
    Muito obrigado Dr!! Vou conversar com minha cliente novamente...

    Obrigado!
Tópicos Similares: Dissolução União
Forum Título Dia
Direito de Família Averbação de escritura de dissolução de união estável 05 de Dezembro de 2019
Direito de Família Ação de reconhecimento e dissolução de união estável cc partilha de bens consensual 24 de Janeiro de 2019
Direito de Família Dissolução União estável 08 de Dezembro de 2017
Direito de Família Dissolução de União Estável e Reintegração de Posse 25 de Outubro de 2017
Direito de Família Divisão de bens após 12 anos de dissolução de união 18 de Outubro de 2017