Direito empresarial - exclusão de sócio - dissolução parcial da sociedade.

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por cimerio, 27 de Outubro de 2014.

  1. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa tarde.
    Estou precisando de dois modelos:
    um de acordo extrajudicial para exclusão de sócio e dissolução parcial da sociedade.
    outro de ação para dissolução da sociedade com exclusão do sócio.

    Abs.
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Se pudesse esclarecer mais a questão, melhor...

    Não ficou claro se o senhor vai representar o sócio que sai ou o remanescente.

    Mas entendo que o acordo extrajudicial prescindiria de modelo próprio, sendo suficiente a plena concordância dos signatários, alinhada as regras contidas no Contrato social e no Código Comercial.

    Claro, tudo escoltado de um Balancete, onde se destaque os lucros e perdas no negocio bem como os haveres do sócio retirante.

    Mas me parece indispensável à Alteração Contratual, devidamente registrada na Junta Comercial do Estado, para que o sócio que deixa a sociedade não venha a responder, por exemplo, por uma falência...

    Se não for logrado sucesso no acordo, poderia ser o caso de se fazer uma notificação Extrajudicial, até para demonstrar ao Judiciário que o requerido não teria interesse na regularização da situação...

    Bom, mas melhor aguardar novas postagens...

    www.goncalopg.wix.com/avaliador
  3. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa noite.
    No caso representarei o remanescente. Para melhor entendimento, segue a síntese do caso.
    O meu cliente firmou sociedade em igualdade de cotas com o seu único sócio, sendo ambos administradores da empresa.
    Ocorre que o outro sócio não cumpre o seu papel social como deveria, obtendo rendimento devidamente registrado, muito inferior ao do meu cliente.
    A receita obtida pelo outro sócio sequer arca com a sua hipotética parte (50%) das despesas, sendo que o faturamento do meu cliente ultrapassa muitas vezes aquele, pagando sozinho por todas as despesas e ainda auferindo lucro e suportando o pro-labore de ambos.
    Por estas razões houve a perda da "affetcio societatis", razão pela qual o meu cliente pretende continuar sozinho na sociedade até o prazo legal de 180 dias. O outro sócio não tem interesse em continuar sozinho com a empresa e já se afastou (expressamente e por escrito) da mesma . O problema é o $$ que o outro sócio quer receber, uma vez que o contrato social é omisso nessa parte, pois os valores acumulados pela sociedade se divididos igualmente, ensejarão grave desequilíbrio. Por outro lado, entendo que ambos têm 50% das cotas e logo 50% do valor da sociedade.
    Assim, gostaria de um modelo de dissolução extrajudicial, diferentemente da alteração contratual que será levada à registro, com o escopo de garantir ao sócio remanescente a resolução do negócio jurídico.
    Igualmente, caso não haja acordo, entendo cabível a ação judicial para exclusão do outro sócio pelos fatos ocorridos, em especial pela ausência do cumprimento dos deveres de probidade, lealdade etc. ensejando a dissolução parcial da sociedade.
    Gostaria ainda de manejar cautelar ou liminar no sentido de bloquear o acesso do "ex-sócio" aos negócios em nome da empresa como contas bancárias, telefone, com termo "a quo" à data de sua expressa saída, com o fim de evitar prejuízos à sociedade.
    Por enquanto é só. :)

    Muito obrigado!
Tópicos Similares: Direito empresarial
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direito Empresarial 14 de Agosto de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Alguém Aí Domina O Direito Empresarial? Se Sim, Favor Me Ajude... 25 de Setembro de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Direito Empresarial, Dissolução De Empresa Limitada 05 de Dezembro de 2012
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvida Direito Empresarial/internacional 19 de Outubro de 2011
Direito do Trabalho Direito Trabalho E Empresarial 11 de Outubro de 2011