Diferença Entre Vade-Mecum E Código Saraiva

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por Bicho de Direito, 01 de Maio de 2013.

  1. Bicho de Direito

    Bicho de Direito Em análise

    Mensagens:
    7
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Olá pessoal.
    Bom, como alguns de vocês sabem, sou novato no curso de Direito.
    Bom, ganhei um código civil tradicional da saraiva, ed 2013.
    Folheando-o percebi que tinha uma lei que era inexistente no meu vade mecum.
    Trata-se do decreto de lei 2.681 de 7 de dezembro de 1912.
    Comparei com outros vades (o meu é da rt) e percebi que tanto o RT como o Saraiva e o Rideel não possuem tal lei na aba de legislação.
    Fui no site do planalto e a lei não fora revogada.


    Minha dúvida é justamente esse, por que, esta bendita, não consta em nenhum vade?
    Grato.
  2. pjstramosk

    pjstramosk Membro Pleno

    Mensagens:
    347
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Caro novo,
    Inicialmente, entendo que o seu questionamento está posicionado no local errado dentro do fórum jurídico, salvo engano existe um fórum específico para os iniciantes.
    De qualquer forma, a diferença entre um vade e um código civil, é que o vade compila as leis mais importantes em um âmbito geral (constitucional, civil, penal, comercial, ambiental, administrativo, trânsito, tributário etc), enquanto que o outro apresentará apenas as leis ligadas a ele (Constitucional, civil etc).
    Não considere que a ausência de uma lei no primeiro é um caso de ordenamento revogado, é apenas o resultado da seleção feita pelos organizadores.
    Abraços.
  3. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia.
    Complementando o que disse o Juiz Leigo, em tradução livre "vade mecum" significa " vem comigo".
    Um guia pratico, portanto.
    Esse Decreto decrépito, com mais de um século de existência, teria hoje raríssima aplicação.
    Abraços.
Tópicos Similares: Diferença Entre
Forum Título Dia
Direito Previdenciário DIFERENÇAS ENTRE AUXÍLIO DOENÇA E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ 27 de Setembro de 2019
Artigos Jurídicos Diferença entre registro e averbação 09 de Fevereiro de 2017
Empreendedorismo na Advocacia Desabafo: diferença entre TJ SP e TJ RJ - o mais rápido do Brasil 12 de Dezembro de 2014
Direito de Família Qual A Diferença Entre: Reconhecimento De Paternidade E Investigação De Paternidade 24 de Fevereiro de 2012
Artigos Jurídicos A Principal Diferença Entre O Representante Comercial Autônomo E Vendedor Empregado 28 de Abril de 2011