desmembramento de um terreno

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por amagg@ig.com.br, 04 de Julho de 2006.

1. amagg@ig.com.br

amagg@ig.com.br Visitante

Preciso fazer escrituras individuais de um terreno que não pode ser desmembrado na prefeitura pois a prefeitura mudou a lei que permitia lotes de até 125 m2, e agora so pode desmenbrar fração mínima de 360 m2.

àrea do terreno original = 984 m2

1 terreno de 360 m2 (consigo desmembrar facilmente pela lei do municipio), mas preciso fazer mais quatro escrituras, sendo:

1 terreno de 200 m2 (Construido)
    1 terreno de 174 m2 (Cercado)
    1 terreno de 150 m2 (Construido)
    1 terreno de 100 m2 (Cercado)

todas as áres com frente para rua e familias diferentes.

Pergunto:

A) Não conseguindo desmembrar via prefeitura, posso fazer escritura de seção de direitos e pedir usocapião?

B) Preciso de fazer uma ação demarcatória?

desde já agradeço a todos e parabéns pelo forum!

Adriano NL
  2. Karine Romero Althaus

Karine Romero Althaus Membro Pleno

Estado:
    Paraná
    Para ver a possibilidade de Usucapião vc deverá observar o Plano diretor da Cidade, ainda, observe a jurisprudencia local... e analise as decisões de usucapiao... para ver as possibilidades de desmembramento do terreno.
  3. marciowillians

marciowillians Em análise

Estado:
    São Paulo
    Bom dia,
    Especificamente sobre as questões que você levantou, não tenho conhecimento, porém quero chamar a atenção para o aspecto da propriedade, ou seja, até que ocorra o tempo necessário para que se peça a usucapião ubano, o proprietário é aquele em nome do qual está o registro no cartório de imóveis.
    Sendo assim, os demais ficam sujeitos a perda da área casa haja uma penhora por execução ou coisa parecida.

Uma solução paralela pode ser o registro de todos os proprietários que voce citou, porém, ao invés de desmembramento, basta fazer citar no registro, e posterior escritura, o percentual que cada proprietário tem do total da área (fração ideal). Quanto a isto a prefeitura não pode se opor e você garante o direito à propriedade, protegendo todos.

Assim, caso a solução que você imagina não seja possível (não sei se é), poderá tentar esta.

Boa Sorte,

Márcio Willians
  4. amagg@ig.com.br

Marcio

Obrigado pala resposta.

Tenho o registro do imóvel já em meu nome, porém não consigo mais desmembrar fração menor que 360 m2. Preciso passar a escritura para as demais pessoas. O caminho para resolver esta questão então será fazer uma escritura com o nome de todos ? Será que depois consigo este desmembramento judicialmente ? Posso fazer usocapião em nome das pessoas, no caso será contra eu mesmo.

Todos tem mais de cinco anos de posse e suas áreas são menores de 250 m2. Isso ajudaria?

Obrigado,

Marcio Novaes
  5. Deró

Deró Membro Pleno

Estado:
    Brasil
    Caro,

Esta situação é deveras comum, mais do que se imagina.

Os municípios contantemente alteram as leis de ocupação territorial fazendo com que terrenos ainda não desmembrados fiquem, da noita para o dia, impossibilitados de serem escriturados individualmente.

Porém subsiste a clássica possibilidade da escritura com multiplos donos, conforme ja abordado acima pelo colega.

Ela garante o direito dos donos que podem ter suas posses garantidas e negociadas no limite da sua fração/cota/percentual.

Lembro que mesmo que uma ação de ususcapião seja bem sucedida ela não garante o desmembramento, justamente porque este está atrelado as leis de parcelamento urbano, o usucapião garantiria somente o direito sobre a fração.

O resultado final de uma escrituração coletiva e ação de usucapião seriam as mesmas, sendo que o primeiro só depende da vontade das partes.

O usucapião é usado quando existe conflito de interesse sobre a terra, o que não ocorre no seu caso pois todos estão de acordo em relação as suas cotas não havendo turbação da posse.

Entendo que o mais fácil seria pedir o desmembramento da fração ideal de 360m2 (e escriturá-la) e escriturar o restante do terreno (624m2) em nome de todos os 4 donos constando as suas respectivas cotas.

Assim todos teriam suas "escrituras", e quiçá no futuro os outros 4 donos não poderiam se beneficiar de eventuais modificações na lei de parcelamento urbano em relação a metragem mínima?

Boa sorte
  6. amagg@ig.com.br

Deró,

Pelo jeito, vou ter que fazer 1 desmembramento de 360 m2 e fazer uma escritura coletiva de 624 m2. Nesta localidade tem muitos imóveis irregulares, devido a esta mudança de zoneamento da prefeitura. Vou ter que dar um jeito de desmembrar este imóvel futuramente. Fui hoje na prefeitura e me informaram que posso desmembrar o IPTU, que já é alguma coisa.

Obrigado pela ajuda

Adriano NL
Tópicos Similares: desmembramento terreno
Forum Título Dia
Arquivos antigos Desmembramento de terreno 22 de Julho de 2008
Direito Constitucional Desmembramento De Área Rural! 04 de Setembro de 2013
Arquivos antigos Desmembramento Sindical 06 de Fevereiro de 2008
Arquivos antigos Desmembramento de Condomínio misto 30 de Julho de 2006
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Venda De Terreno Não Desmembrado (Impossibilidade De Registro) 06 de Janeiro de 2014

Compartilhe esta Página