Descontos indevidos pelo INSS no beneficio do segurado.

Discussão em 'Direito Previdenciário' iniciado por CRISTIAN GOMES, 03 de Novembro de 2014.

  1. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Olá amigos.

    Estou com um problema famíliar (meu pai) e precisarei da ajuda dos nobres colegas.


    Acontece que meu pai recebia um beneficio previdenciário e após fazer um levantamento de todo seu histórico contributivo, pude ver que ela já tinha 42 anos de contribuição para o inss, foi quando decidi aposentá-lo por empo de contribuiçãop aos 63 anos de idade.

    Fui então pessoalmente até a agencia do INSS, onde o beneficio anterior estava registrado com procuração e uma carta de renuncia assinada por ele, com firma reconhecida para poder protocolar, desistindo assim de toda e qualquer verba referente ao benefício, antes mesmo de agendar o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição, para evitar qualquer problema.

    Foi quando fui orientado pelos atendentes da agencia, a NÃO protocolar aquele pedido, por não existia uma certeza de que o novo benefício seria concedido e corria o risco do meu pai perder o beneficio já existente e não conseguir o novo benefício e iso lhe traria um enorme prejuizo.

    Fui orientado a agendar o pedido de aposentadoria por tempo de contibuição e no momento de apresentar toda a documentação ao técnico do INSS, mostrar a ele esta carta de renuncia, porque se o novo beneficio fosse concedido naquele momento, o próprio sistema iria cancelar o beneficio anterior, até mesmo porque ninguem pode receber dois benefícios simultaneos, e enquanto isso, durante o perído compreendido entre a data do agendamento e a data deste atendimento ( 75 dias) meu pai poderia ir recebendo normalmente o benefício depositado mensalmente pelo INSS. (Isto tudo foram palavras e orientações, recebidas por mim dentro da agência do INSS).

    Convicto deque estariamos fazendo o certo, fizemos tudo que nos foi aconselhado.


    Acontece que após a conceção deste novo benefício com um valor bem superior ao benefício anterior, meuai recebeu uma correspondencia do INSS informando que houve um recebimento INDEVIDO e que seria descontado neste novo benefício o valor total de R$ 2.800,00 em parcelas no valor correspondente a 30% do valor do atual benefício.


    Fiz rapidamente um documento contando tudo que relatei aqui, explicando que não existiu má-fé neste recebimento e se realmente existiu algum erro, foi por parte dos funcionários do INSS ao me instruirem a agir daquela forma. inclusive cheguei a citar os nomes dos atendentes.


    Pedi que aquela situação fosse revista e disse que não concordava com so descontos, por ter agido sempre de boa fé.

    O documento foi protocolado nesta mesma agência do INSS.

    Para minha surpresa, já passaram-se quase 60 dias e até agora não tivemos nenhuma resposta e os descontos estão sendo feitos no benefício do meu pai.



    Oque os Nobres colegas me aconselham a fazer?

    Teriam algum modelo de Incial, para pedir a devolução em dobro desta quantia descontada e pedir também a condenação da autarquia a pagar danos morais em favor do meu pai?


    Conto com a ajuda dos senhores.
Tópicos Similares: Descontos indevidos
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Banco terá de indenizar aposentada que teve descontos indevidos em seu salário 27 de Março de 2023
Direito do Trabalho Descontos Indevidos De Falta 05 de Janeiro de 2009
Direito do Trabalho Descontos 23 de Março de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Em uma quitação de Finaciamentos Pela Caixa Economica Federal, não existem descontos? 09 de Setembro de 2014
Direito Previdenciário Descontos Na Aposentadoria 06 de Dezembro de 2012