Depois Do Divórcio Mãe Poderá Trocar Sobrenome Do Filho?

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por niltonkan, 17 de Setembro de 2009.

  1. niltonkan

    niltonkan Em análise

    Mensagens:
    17
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve a decisão que autorizou uma mãe a alterar o sobrenome no registro dos filhos. Ela voltou a usar o nome de solteira após o divórcio.

    O Ministério Público do Distrito Federal alegou que, no registro de nascimento, os dados consignados deveriam atender à realidade da ocasião do parto. Ressaltou que a retificação só poderia ocorrer na hipótese de erro ou omissão. Além disso, alegou que a Lei 8.560/92 não teria aplicação porque trata de investigação de paternidade de filhos fora do casamento.

    Porém, em seu voto, o relator, ministro Sidnei Beneti, destacou ser perfeita a analogia com a Lei 8.560/92, que assegura o direito de alterar o sobrenome materno no registro de nascimento do filho em razão de casamento.

    Para o relator, se o registro civil pode ser modificado posteriormente ao nascimento para constar o nome de seu genitor ou genitora adotado com o casamento, é razoável admitir o mesmo direito para a situação oposta e correlata no registro civil do nome do genitor decorrente da separação. Ele considerou justo o motivo da retificação em razão da inexistência de eventuais prejuízos a terceiros, de violação da ordem pública e de ferimento aos bons costumes. Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.
  2. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Caro Colega,

    O que foi alterado não foi o "nome do filho" e sim o nome da mãe no registro do filho. Entendo perfeitamente aceitável, haja vista que ela mudou de nome (voltou a usar o nome de solteira), é como se após o divórcio o banco continuasse mandando para ela os talões de cheque com o sobrenome que a mesma usava quando estava casada.


    Att.,

    Ribeiro Júnior
Tópicos Similares: Depois Divórcio
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Situação bizarra depois do pedido de demissão 04 de Maio de 2022
Direito Administrativo Recurso depois da decisão da Turma 16 de Outubro de 2018
Notícias e Jurisprudências Indenizada mulher que ficou em estado neurovegetativo depois de acidente de trânsito 11 de Outubro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Advogado faz proposta de acordo e depois recorre! 06 de Julho de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor INVENTÁRIO - FILHO FALECIDO DEPOIS DO PAI 09 de Março de 2016