Custas do processo

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por André Gonçalves, 30 de Novembro de 2015.

  1. André Gonçalves

    André Gonçalves Membro Pleno

    Mensagens:
    13
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pará
    Boa noite meus amigos!! Sou recém formado, estou advogando a mais ou menos 1 mês... A minha pergunta é a seguinte:
    Amanha irei protocolar uma cautelar de busca apreensão. Sei que em cada Estado o cálculo das custas é diferente. O problema é que nunca tive prática na advocacia, e gostaria de saber em que momento devo pagar essas custas. Quando chegar no fórum, vou na secretaria e lá eles irão informar os valores a pagar? Irão emitir algum boleto ou algo do tipo? Se sim, após informar os valores, o que fazer? Onde pagar? Desculpem a ignorância, mas preciso muito da ajuda dos que são mais experientes.
  2. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    As custas são regulamentadas por cada Estado. Cada Estado tem uma regra diferente.

    O que é certo é que você vai pagar antes do ato ser feito, porque isso está no CPC.

    Geralmente o advogado calcula, imprime a guia, paga no banco, e então anexa no processo.

    Os valores costumam ficar no site do Tribunal. Mas não vem - reintegração de posse - 500 reais. Vem na verdade várias diligências e você tem que saber quais você vai precisar, dependendo do tipo de ação.

    Por exemplo, em uma ação de negativação - você poderá ter que pagar

    citação
    intimação (tutela antecipada ao SPC e SERASA)
    atos do cartório
    distribuição
    AR

    e outras coisas mais, dependendo da tabela de cada Estado.

    Por fim, as tabelas são atualizadas todo ano, estamos no final do ano, então é bom pagar logo antes que aumente os valores. A crise econômica está aí, e eles vão tentar aumentar o caixa com as custas judiciais também.
  3. André Gonçalves

    André Gonçalves Membro Pleno

    Mensagens:
    13
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pará
    Dr. Moraes, obrigadão pela resposta!!! Agora sim entendi como funciona... Vou fazer o que o Sr. recomendou, ou seja, pagar logo as custas.
    Grande abraço meu amigo, fica na paz!!!
Tópicos Similares: Custas processo
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Custas iniciais de Processo de Execução 26 de Fevereiro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Dúvida sobre Custas de Postagem de Citação (Processo eletrônico) 24 de Março de 2016
Fórum dos Neófitos Dúvidas Sobre Custas Do Processo 21 de Maio de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Custas em cumprimento de sentença 03 de Agosto de 2021
Direito de Família Inventário Judicial - Pagamento de Custas 10 de Junho de 2020