Custas do processo

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por André Gonçalves, 30 de Novembro de 2015.

  1. André Gonçalves

    André Gonçalves Membro Pleno

    Mensagens:
    13
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Pará
    Boa noite meus amigos!! Sou recém formado, estou advogando a mais ou menos 1 mês... A minha pergunta é a seguinte:
    Amanha irei protocolar uma cautelar de busca apreensão. Sei que em cada Estado o cálculo das custas é diferente. O problema é que nunca tive prática na advocacia, e gostaria de saber em que momento devo pagar essas custas. Quando chegar no fórum, vou na secretaria e lá eles irão informar os valores a pagar? Irão emitir algum boleto ou algo do tipo? Se sim, após informar os valores, o que fazer? Onde pagar? Desculpem a ignorância, mas preciso muito da ajuda dos que são mais experientes.
  2. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    As custas são regulamentadas por cada Estado. Cada Estado tem uma regra diferente.

    O que é certo é que você vai pagar antes do ato ser feito, porque isso está no CPC.

    Geralmente o advogado calcula, imprime a guia, paga no banco, e então anexa no processo.

    Os valores costumam ficar no site do Tribunal. Mas não vem - reintegração de posse - 500 reais. Vem na verdade várias diligências e você tem que saber quais você vai precisar, dependendo do tipo de ação.

    Por exemplo, em uma ação de negativação - você poderá ter que pagar

    citação
    intimação (tutela antecipada ao SPC e SERASA)
    atos do cartório
    distribuição
    AR

    e outras coisas mais, dependendo da tabela de cada Estado.

    Por fim, as tabelas são atualizadas todo ano, estamos no final do ano, então é bom pagar logo antes que aumente os valores. A crise econômica está aí, e eles vão tentar aumentar o caixa com as custas judiciais também.
  3. André Gonçalves

    André Gonçalves Membro Pleno