Crime de Ameaça

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Ana Carolina Raposo, 08 de Dezembro de 2004.

  1. Olá!
    Gostaria que me esclarecessem uma dúvida. Estou passando por momentos ruins por causa dessa situação; por favor vejam se podem me ajudar.

    Conheci uma garota na faculdade e passamos a ser amigas. A conduta dela, com o tempo passei a perceber, é bem reprovável, pois namorava há vários anos com um rapaz e mesmo assim, saía com vários outros meninos, chegando a manter caso com dois garotos enquanto namorava.
    Acontece que em um certo momento, essa menina, distorceu uma conversa que tive com ela e foi dizer para outra colega, que eu tinha tinha chamado essa menina de interesseira, coisa que jamais aconteceu. Depois disso, me afastei das duas.

    Depois de muito tempo do ocorrido, depois de mais de um ano, procurei uma dessas meninas (a que pensava que tinha a chamado de interesseira,sem eu ter feito isso), para esclarecer o que houve. Tive receio de ter essa conversa pois teria que falar da outra garota, o que poderia causar aborrecimentos, mas confiei que isso não ocorreria e disse para essa menina que a outra mentiu para ela e falei tudo que pensava dela; que não era uma pessoa confiável, até memso pelo motivo de namorar há anos com uma pessoa e ficar com muitos garotos, sem pudor algum, para todos saberem.

    Ocorre que depois dessa conversa, a menina que tem namorado e o trai, veio me ameaçar dizendo que se não parasse de falar dela, bateria de frente comigo, que iria me prejudicar. Foram três mensagens que ele me enviou ameaçando mesmo, que eu ía me arrepender do que fiz, que bateria de frente comigo, que eu não sabia do que ela era capaz de fazer, que eu deveria ter medo etc. Depois dessa atitude, nunca mais dirigi a palavra a ela e tb nunca mais falei nada sobre ela. Acontece que recebi outra mensagem dela me ameaçando, dizendo que ainda continuo falando dela (o que não ocorreu) e que ía ser bem pior para mim da próxima vez.

    Disse a essa garota que me ameaça que eu não fiz nada do que ela julga que fiz, e que se ela persistir nas ameaças serei obrigada a denunciá-la.

    Não sei mais o que fazer pois essa situação está me prejudicando muito, pois sei que não estou fazendo o que ela diz que eu faço. Ttenho muitos problemas a resolver, coisas para fazer e fico preocupada com essa situação sem poder me concentrar em nada; com medo de falar com qualquer pessoa ou de olhar para ela e ela me fazer algum mal como disse que iria fazer.

    Existe alguma providência que possa ser tomada? Estou muito angustiada!
  2. gilberto lems

    gilberto lems Membro Pleno

    Mensagens:
    251
    Estado:
    Minas Gerais
    Carolina,

    Esclareço que o crime de ameaça está previsto no Código Penal, em seu art, 147, e estabelece pena de detenção de um a seis meses ou multa. Mas, até chegar a esse ponto, se é que chega...., muitos desabores acontecerão para ambos os lados. Imagine enfrentar uma delegacia de Polícia,onde marginais estão sendo interrogados, o nome, mesmo como autor, registrado em um BO. Tudo isso se torna constrangedor para uma jovem como você deve ser.
    Para piorar, é muito difícil a aplicação de uma pena dessa natureza, a não ser que venha acontecer o pior,por exemplo, uma ameaça de morte.
    Nos dias atuais, cujos índices de violência e banalização da vida se mostram crescentes, o tratamento legal imposto a este tipo de conduta tem se revelado muito brando e complacente,necessidatando urgentemente da instituição de uma pena mais severa, capaz barrar essa coisa terrível.
    Sendo assim,acho que você deveria evitar, ao extremo, o convívio com essa ou essas pessoas.Digo essas,pois me parece que existe talvez outra pessoa ou mais de uma fazendo intrigas para envenenar mais essa relação.
    Se nada disso der resultado,e você sentir que está sofrendo perigo de ser molestada fisicamente, ou coisa pior, o caminho é mesmo procurar o DP para lavrar um BO.Para isso junte as provas que dispuser, inclusive testemunhais.
    E, procure um advogado para entrar com uma "queixa crime"que é a peça inicial da ação penal.
Tópicos Similares: Crime Ameaça
Forum Título Dia
Direito Penal e Processo Penal Crime De Ameaça 16 de Novembro de 2009
Direito Penal e Processo Penal Crime De Ameaça 11 de Maio de 2009
Direito Penal e Processo Penal copiar e divulgar video de sexo ou nudez já exposto pela autora no twitter é crime? 07 de Maio de 2022
Direito Penal e Processo Penal Crime contra a Saúde Pública - o caso da cervejaria de MG 02 de Março de 2020
Direito Penal e Processo Penal Queixa-crime 11 de Setembro de 2019