Conversão De Separação Em Divórcio

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por day, 31 de Agosto de 2011.

  1. day

    day Em análise

    Mensagens:
    47
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Ceará
    Gostaria de tirar uma dúvida, um casal que já está separado judicialmente há uns 6 anos, pode pedir a conversão da separação em divórcio em outro Estado , já que as partes não residem mais no Estado onde ocorreu a separação? e no caso tem um filho menor, mas já ficou tudo certo quanto a guarda , pensão e bens na separação, poderia ser feito no cartório o divórcio ou tem que ser judicialmente por ter o menor .
  2. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    A Resolução 35 do CNJ coloca os seguintes requisitos para escritura de divórcio:


    RESOLUÇÃO 35 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
    Art. 33. Para a lavratura da escritura pública de separação e de divórcio consensuais, deverão ser apresentados: a) certidão de casamento; b) documento de identidade oficial e CPF/MF; c) pacto antenupcial, se houver; d) certidão de nascimento ou outro documento de identidade oficial dos filhos absolutamente capazes, se houver; e) certidão de propriedade de bens imóveis e direitos a eles relativos; e f) documentos necessários à comprovação da titularidade dos bens móveis e direitos, se houver.

    Art. 34. As partes devem declarar ao tabelião, no ato da lavratura da escritura, que não têm filhos comuns ou, havendo, que são absolutamente capazes, indicando seus nomes e as datas de nascimento.


    Ao que parece, não é possível, mesmo na hipótese do tópico, que envolve apenas conversão de separação em divórcio. Tendo em vista a existência de filhos menores, a conversão em divórcio deverá seguir pela via judicial.
  3. gusconrado

    gusconrado Membro Pleno

    Mensagens:
    130
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    caros,
    fiz uma conversão recentemente e havia filhos menores. o casal estava separado há 7 anos, sendo que, a exemplo do caso do(a) colega, questao da guarda, alimentos, etc já havia ficado acertado quando da separação judicial. Adotei a via judicial, anexando a certidão de casamento com a averbação da separação e documentos pessoais das partes. Fiz uma simples petição requrendo a conversão, que foi deferida de plano pelo Juiz da terceira vara da família e sucessões da comarca de Campinas/S.P. Não houve nem mesmo a necessidade de audiencia. Todo o processo, desde o protocolo do pedido, com a r. decisão demorou aproximadamente duas semanas. Destarte, em que pese a possibilidade de ser feita em cartório, não vejo qualquer vantegem em tal procedimento que é inclusive mais caro nesse caso, eis que recolhi apenas 5 ufesps. Portanto, creio que a via judicial seja a mais vantajosa. Boa sorte!
  4. day

    day Em análise

    Mensagens:
    47
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Ceará
    Oi, obrigada pela resposta, nesse caso a mulher mora em outro Estado, posso fazer o pedido somente em nome do homem ou tem que ser no nome dos dois?
  5. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    [sup][sup] CPC:[/sup][/sup]
    [sup][sup][/sup][/sup]
    [sup][sup]Art. 1.124-A. A separação consensual e o divórcio consensual, não havendo filhos menores ou incapazes do casal e observados os requisitos legais quanto aos prazos, poderão ser realizados por escritura pública, da qual constarão as disposições relativas à descrição e à partilha dos bens comuns e à pensão alimentícia e, ainda, ao acordo quanto à retomada pelo cônjuge de seu nome de solteiro ou à manutenção do nome adotado quando se deu o casamento. (Incluído pela Lei nº 11.441, de 2007).[/sup][/sup]
    Quanto à pergunta sobre a esposa morar em outro estado, não há qualquer impedimento em relação a isso.


  6. Alexandrejus

    Alexandrejus Membro Pleno

    Mensagens:
    257
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    veja entendimento ja manifestado pelo STJ:





    - Separação judicial - Conversão em divórcio - Competência- O pedido de conversão de separação em divórcio deve ser formulado, em princípio, no foro do domicílio da mulher, e não, necessariamente, no juízo em que se processou a separação. Desconhecido esse domicílio, o interessado poderá apresentá-lo no seu próprio, expondo-se a eventual exceção de incompetência por parte da mulher. (Conf. Comp. 704, 29.11.89, 2ª S STJ, Rel. Min. EDUARDO RIBEIRO, in RT 657-184).




    o mais simples me parece ser o pedido de conversao formulado ex-marido, seu cliente.
Tópicos Similares: Conversão Separação
Forum Título Dia
Direito de Família Conversão de separação judicial em divórico 29 de Junho de 2016
Direito de Família Conversão de Separação em Divórcio 02 de Novembro de 2014
Direito de Família Conversão De Separação Em Divórcio- Conjuges Em Estados Diferentes 03 de Abril de 2013
Direito de Família Conversão Da Separação De Corpos Em Divórcio Litigioso 26 de Março de 2013
Direito de Família Ação De Conversão De Separação Em Divórcio 13 de Março de 2013