Controle De Constitucionalidade

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por Bruno Bandeira, 27 de Março de 2010.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. Bruno Bandeira

    Bruno Bandeira Banidos

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Prezados amigos,

    Estou com dificuldades em concluir um trabalho acadêmico. O assunto trata do Controle de Constitucionalidade.

    10) descreva quem são os entes legitimados (neutros e especiais) a propor Ação Direta de Inconstitucionalidade e quais os requisitos da petição inicial, não se olvidando dos documentos que devem ser instruídos.

    11)Na qualidade de Procurador-Geral da República, descreva um caso hipotético em que seria possível um requerimento de inconstitucionalidade de ato normativo federal perante o Supremo Tribunal Federal.

    12) Produza um organograma, separando de forma nítida e detalhada, sobre as etapas processuais do procedimento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, iniciando-se com a petição inicial e desenvolvendo-se até
    sentença. O organograma deverá ser apresentado na ordem cronológica do procedimento processual, não podendo faltar as peças indispensáveis e seus respectivos prazos.

    13) Pesquise no site do STF www.stf.jus.br e apresente por escrito ou em texto impresso, independentemente do número de páginas, um julgado proferido pelo Supremo Tribunal Federal em que o órgão de superposição declara a inconstitucionalidade de um ato

    normativo federal. Descreva quem são as partes do processo, o número do processo, os Ministros que fizeram parte do julgamento e qual o dispositivo específico de texto normativo federal foi expurgado do mundo jurídico.

    14) O § 1° do artigo 9° da Lei 9.868/99 prescreve sobre a possibilidade de pessoas que não são inicialmente partes do processo, mas que são peritos, conhecedores com experiência e autoridade na matéria do assunto debatido no julgamento da ADIN, possam prestar informações na forma de parecer. Tendo em vista isso:

    a) como é chamada essa pessoa ou grupo de pessoas que adentram ao processo?
    b) após isso, reúnam a equipe e façam um debate sobre a seguinte questão: "as pessoas
    referidas no § 1° do artigo 9° da Lei 9.868/99 trata-se de modalidade de intervenção de
    terceiro no processo de julgamento da ADIN?" Debatam os posicionamentos doutrinários e
    suas fundamentações. (LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2008)
    c) ainda em grupo e na forma de debates, justifiquem qual foi a intenção e finalidade última
    do legislador na possibilidade ofertada aos Ministros de convocar, caso necessário, as pessoas
    mencionadas no § 1° do artigo 9° da Lei 9.868/99?

    Qualquer ajuda agradeceria muito,
    Obrigado!

    airvalente curtiu isso.
  2. DeFarias

    DeFarias Membro Pleno

    Mensagens:
    544
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Afinal, quais são as dificuldades que você diz ter? Pelo visto, parece que você quer que alguém responda as perguntas.
  3. Bruno Bandeira

    Bruno Bandeira Banidos

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Boa Tarde meu Amigo.
    Respeito sua opinião, porém gostaria de exclarecer uns fatos: Tenho que responder um Questionario Avaliado e que possui cinquenta questões sendo que eu já respondi boa parte delas e as questões que estão no Forum foi somente os exercicios que me surgiram duvidas e eu não consigui responder. E gostaria de informar que não estou querendo resposta de ninguem ''Somente quero que se possivel alguem coloque seu entendimento sobre a pergunta'' para facilitar meu estudo.
    Atenciosamente.
    airvalente curtiu isso.
  4. Lekkerding

    Lekkerding A lot of love, a lot of blood.

    Mensagens:
    38
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    [font="'Book Antiqua"]Bruno, a questão é que nesse trabalho, não existe "entendimento". Algumas perguntas estão mais que descritas nas leis e doutrinas (se quiser pode ler uma doutrina antiga do Michel Temer, que tem isso em detalhes), e as outras são questão de jurisprudência, você precisa pesquisar. Numa das perguntas você já ganhou até o endereço certo da pesquisa.[/font]
    Fernando Zimmermann curtiu isso.
  5. Fernando Zimmermann

    Fernando Zimmermann Administrador

    Mensagens:
    1,557
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Tópico trancado, atendendo pedido de seu autor.



    ------------------------------------------------

    Boa Tarde.
    Venho atravez deste espaço pedir ao Senhor moderador pela atividade que lhe condece que tire do Forum Juridico o post que eu fiz de Direito Constitucional por achar que o mesmo não estava cumprindo com as regras do Forum e visando evitar transtornos com opiniões desagradaveis de membros do portal. Espero que entenda o motivo.
    Atenciosamente Bruno

    ------------------------------------------------
    Bruno Bandeira curtiu isso.
Tópicos Similares: Controle Constitucionalidade
Forum Título Dia
Direito Constitucional Sitema De Controle De Constitucionalidade Misto 16 de Novembro de 2009
Direito Constitucional Controle De Constitucionalidade De Lei Municipal 27 de Abril de 2009
Direito do Trabalho Controle Único E Centralizado De Documentos 23 de Fevereiro de 2012
Notícias e Jurisprudências Provedor Não É Obrigado A Ter Controle Prévio De Conteúdos Na Internet 14 de Setembro de 2011
Direito Tributário Controle De Receitas 26 de Julho de 2011

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.