Comprador de boa-fé em fraude à execução

Discussão em 'Artigos Jurídicos' iniciado por Mario Emerenciano, 20 de Abril de 2005.

  1. Mario Emerenciano

    Mario Emerenciano Advogado - Moderador

    Mensagens:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Comprador de boa-fé de veículo não incorre em fraude à execução
    Não houve fraude, no caso, tendo em vista a inexistência de provas de que o comprador tivesse conhecimento da ação de execução promovida contra o proprietário anterior,


    Brasília/DF - Comprador de boa-fé de veículo não incorre em fraude à execução. Com esse entendimento, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não conheceu de recurso especial apresentado pelo banco ABN Amro Real contra adquirente de veículo alienado em ação de execução. A decisão confirma o acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ-SC).
    O tribunal local entendeu não haver fraude no caso, em vista da inexistência de provas de que o comprador tivesse conhecimento da ação de execução promovida contra o proprietário anterior, nem de que esta pudesse reduzir o devedor à insolvência. Com isso, afastou-se a penhora sobre o veículo. Para o TJ-SC, "não há como estabelecer-se conluio fraudulento entre o executado e o comprador de veículo automotor, mormente quando a aquisição foi feita, não diretamente do demandado executivamente, mas de quem já o sucedera na posse e propriedade do bem".
    O banco recorreu ao STJ afirmando restar configurada a fraude à execução pela venda do veículo do devedor a terceiro após já ter sido citado na ação de execução. O comprador sustentou, em contra-razões, ter adquirido de boa-fé o veículo, desconhecendo a existência da execução à época, salientando que nada existia a respeito no Detran. Além disso, a ação tramitava em Itajaí, enquanto ele residia em Brusque, ambos os municípios em Santa Catarina.
    "Inexistia junto ao Detran qualquer restrição à venda do veículo, que passou por sucessivos proprietários até chegar ao ora recorrido. Indubitável a sua boa-fé, notadamente porque, em se tratando de bem móvel, sabe-se que nem é costume consultas a cadastros de inadimplentes ou a registros de distribuição para saber se pende contra o vendedor alguma ação", concluiu o relator, ministro Aldir Passarinho Junior.

    Fonte: STJ
    Origem: Notícias
    Data: 19/04/2005
    www.infobip.com.br
Tópicos Similares: Comprador boa-fé
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Embargos de Terceiro - comprador de boa-fé 23 de Julho de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Rescisão de trespasse por descumprimento do comprador 05 de Setembro de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Erro no negócio jurídico. Comprador perde o imóvel para o Banco 23 de Dezembro de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Comprador de boa fé 01 de Fevereiro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Escritura e Terceiro Interessado - Comprador se nega! 07 de Dezembro de 2017