como interditar uma procuração ??????

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por dinha106, 03 de Junho de 2008.

  1. dinha106

    dinha106 Em análise

    Mensagens:
    2
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Meu irmão mais velho fez uma procuração escondido da nossa mãe, apesar dela ter 83 anos, ela ainda tem lucidez e com essa procuração ele tem feito empréstimos e tem usado sem nome para seu favor, pois ela é pensionista do exercito e tem um bom salário, o que eu posso fazer??? tem como interditar essa procuração???? inclusive ele ta colocando tudo no nome dele e o que não pode ta colocando 50% para ele , que é o caso do imovel que esta no nome dela, o que posso fazer ?????
  2. Dr. Arleu

    Dr. Arleu Membro Pleno

    Mensagens:
    147
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Minha amiga Dinha106, eu não acredito que sua mãe não saiba da existência da procuração. Mesmo porque, para que seu irmão faça emprétimos(pecuniários) em nome de sua mãe, há a necessidade de que ele tenha uma procuração feita por instrumento público. Para que uma procuração seja feita por instrumento público, existe a necessidade do comparecimento pessoal do outorgante(no caso sua mãe) no cartório(tabelionato). Portanto com certeza que sua mãe deu tal procuração a ele. Caso ela não tenha dado, óvio que será a quele porta, falsificada. Dai demanda diversos procedimentos sendo o inicial o registro policial. Caso ela tenha dado a ele procuração por instrumento público, ela poderá REVOGAR A PROCURAÇÃO, comparecendo no mesmo tabelionato que confeccionou a procuração e revogá-la(torná-la sem efeitos jurídicos). Feito isto ela pegará a segunda via da mesma e encaminhará ao banco e aos orgãos competentes do exército para que tornem sem efeito a procuração constante nos seus registros que autorizava seu irmão a contratar em nome de sua mãe.

    Espero ter ajudado

    Um abraço

    Arleu
  3. dinha106

    dinha106 Em análise

    Mensagens:
    2
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Obrigado, Dr. Arleu, desculpe mas nao soube me explicar, ele fez a procuração escondido da gente (irmãos). E conseguindo revogá-la como posso fazer para ele sair da casa , pois ele mora com ela e diz que tem direitos e não quer sair. Tenho testemunhas dos vizinhos dos maus tratos que ele faz com ela, mas jamais ela mandaria ele para fora pois apesar de tudo ela é mãe e ele faz chatagem sentimental dizendo que é doente. Quero saber o nós os irmãos podemos fazer ????
  4. Dr. Arleu

    Dr. Arleu Membro Pleno

    Mensagens:
    147
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Inicialmente minha amiga devo informá-la que enquanto a sua mãe estiver lúcida, apesas da idade, somente ela será capaz de ressolver esta situação. Entretanto, os vizinhos poderão entrar em contado com você ou seus irmãos e quando ele estiver maltratando sua mãe, chamar a polícia, dai em diante ela irá se beneficiar da lei Maria da Penha.

    Um abraço

    Arleu
Tópicos Similares: como interditar
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Como é calculada a correção monetária após a sentença proferida? 18 de Agosto de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Sugestão de como resolver uma situação absurda num processo de arbitramento de honorários 22 de Fevereiro de 2022
Direito de Família União estável judicial. Como fazer? 24 de Janeiro de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como encontrar veículo com busca e apreensão já deferidas? Processo correu a revelia. 02 de Dezembro de 2020
Direito do Trabalho Contribuições Previdênciarias - como pagar? 11 de Dezembro de 2019