Como iniciar no direito tributário? Dicas de livros, cursos, pós, mestrados etc

Discussão em 'Direito Tributário' iniciado por drmoraes, 14 de Maio de 2015.

  1. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Me desculpem se esse não é a parte correta do fórum

    Gostaria de receber dicas de livros, cursos, pós, enfim, quero ingressar no direito tributário e não sei como. Alguém pode me ajudar?

    Grato,
  2. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa noite.
    Acredito que uma pós graduação é muito interessante. Terminei uma a pouco tempo e foi bastante proveitosa.
    Há bons cursos e que não exigem grandes investimentos, como os da Faculdade Damásio por exemplo.
    Ter noções de contabilidade não é um requisito essencial, mas ajudam bastante. Aliás a prática contábil na lida com Receita Estadual e Federal são muito úteis.
    Estes sites podem lhe ser úteis:
    http://www.tributarioeconcursos.com/
    http://www.portaltributario.com.br/

    Livros, eu estudei por estes dois na faculdade por indicação dos mestres, então acho que são uma boa pedida para introdução na área:
    http://www.saraiva.com.br/curso-de-...i=VITRINECHAORDIC_ultimatebuy_product_7956302
    http://www.saraiva.com.br/direito-t...i=VITRINECHAORDIC_ultimatebuy_product_7013235

    Novamente, enfatizo que o convício ou contato com bons contadores pode ser muito útil. Basicamente tratando de pessoas físicas, as ações mais correntes dizem direito ao IR (especialmente recibos médicos e erros na declaração), IPTU, ITCD e execuções fiscais diversas. Já as PJ´s, geralmente respondem por infrações ou erros "contábeis", muitas vezes precisam recorrer judicialmente para fazer cumprir a lei. Aliás, de maneira geral, entendo que no caso de PJ, a advocacia tributária costuma ser bastante consultiva, o que facilita a formação de contratos de prestação de serviço. Eventualmente, pode surgir, como já presenciei, a retensão de uma carga que acaba por requerer que o advogado aja como se fosse defender uma prisão em flagrante!
    Enfim, é isso.

    Sucesso!
  3. Otreblig

    Otreblig Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Se forem questões teóricas eu recomendo os seguintes que utilizo para concursos públicos:
    Direito Tributário Esquematizado do Ricardo Alexandre - Tem uma abordagem boa e didática, é uma doutrina bastante completa.
    Curso de Direito Tributário do Eduardo Sabbag - Eu diria ser um dos mais completas e atuais obras do mercado, mas talvez um pouco extensa e prolixa. Aliás, ambos são obras grandes e ricas em informação.

    Resta saber se a intenção principal é se aperfeiçoar para a militância na prática da advocacia, o que eu indicaria que busque livros de prática jurídica. Caso contrário, recomendo uma olhada nessas obras por serem bem atuais e ricas em posicionamentos jurisprudenciais.

    Att.
  4. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezado colega, boa tarde.

    Concordo com as dicas dos colegas colegas que me antecederam e ainda acrescento a obra de Hugo de Brito Machado como referência no assunto.
    Se o caso é de especialização na área, nada melhor que uma pós graduação. Há inúmeras opções, inclusive cursos não presenciais pela internet.

    Cordialmente.
  5. drmoraes

    drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Obrigado pelas dicas.

    Minha intenção é mesmo advogar na área.
  6. skuzam

    skuzam Membro Pleno

    Mensagens:
    55
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Eu confesso que tenho muito interesse em me especializar na advocacia tributária, porém pelo pouco que eu vejo me parece ser extremamente necessário ter também um conhecimento contábil.
Tópicos Similares: Como iniciar
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Como Iniciar A Execução Provisoria Trabalhista 15 de Junho de 2009
Direito do Trabalho Como é calculada a correção monetária após a sentença proferida? 18 de Agosto de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Sugestão de como resolver uma situação absurda num processo de arbitramento de honorários 22 de Fevereiro de 2022
Direito de Família União estável judicial. Como fazer? 24 de Janeiro de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Como encontrar veículo com busca e apreensão já deferidas? Processo correu a revelia. 02 de Dezembro de 2020