Colação De Grau No Curso De Direito Antes Dos 5 Anos É Possivel?

Discussão em 'Direito Administrativo' iniciado por patrirs, 08 de Setembro de 2010.

  1. patrirs

    patrirs Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Roraima
    Aluno que cursará todas as disciplinas de forma regular, no curso de Direito, bem como realizou todas as horas complementares exigidas pela instituição no prazo de 3 anos e meio poderá ser impedido de colar grau porque o tempo mínimo do curso segundo portaria do MEC é de 5 anos? A instituição liberou no decorrer dos semestres que tal aluno pudesse matricular-se em mais disciplinas que o permitido.
    Caso a instituição negue ao formando a devida colação de grau alegando que o MEC não autoriza, cabe MS? Contra quem? Há jurisprudência a esse respeito?
    Procurei jurisprudências, contudo não as encontrei.
    Ajuda URGENTE!
    Att,
  2. Ribeiro Júnior

    Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Se há jurisprudência, eu não sei. Contudo é possível a colação de grau antes de cinco anos sim. Eu mesmo fiz minha graduação em Direito no decorrer de nove semestres, prática comum na UCSal e UFBa.
Tópicos Similares: Colação Grau
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Mandado De Segurança - Colação De Grau - Inadimplência 22 de Agosto de 2011
Direito de Família Dispensa de Colação em Testamento 02 de Março de 2018
Regras Colação doação 23 de Janeiro de 2015
Direito de Família Dúvida inventário de cujus que é herdeiro em outro inventário e colação de bens. 19 de Setembro de 2014
Direito de Família 2º Grau: alimentos indeferidos 12 de Junho de 2021