Cobrança Pela Sabesp De Quantidade Mínima Para Fornecimento De Agua E Esgoto.

Discussão em 'Direito Administrativo' iniciado por CRISTIAN GOMES, 31 de Outubro de 2011.

  1. CRISTIAN GOMES

    CRISTIAN GOMES Membro Pleno

    Mensagens:
    307
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Olá nobres colegas.


    Fui procurado por um cliente, com a intenção de propor uma ação em face da SABESP, sob a seguinte alegação.


    Meu cliente é comerciante e proprietário do imóvel, sendo que o consumo médio mensal deste imóvel fica em torno de 1 metro cubico de água, Mas na sua conta vende descrito e cobrado que a quantidade mínima é de 10 metros cubicos de água, e assim a SABESP cobra todo mês a quantidade de 10 metros cubicos de água e a mesma quantidade de esgoto. Sendo que neste comercio não existe se quer chuveiro, somente 01 lavatório e 1 banheiro simples, o ramo de atividade deste comercio é manutenção em computadores, diante deste fato pouco se utiliza água.

    Agora a minha dúvida seria se é correto esta cobrança pela sabesp, comno podem fazer uma enorme propaganda para que todos economizem água, e quando se economiza eles cobram um valor 10 vezes maior doque o real consumo. Não seria cobrança abusiva? já que somos obrigados a optar por esta empresa, não temos outra para fornecer água e esgoto.

    Estou com dúvida se esta ação seria procedente e deveria ser fundamentada em que? algum colega já viu caso parecido?


    att.


    Cristian Gomes.
  2. gusconrado

    gusconrado Membro Pleno

    Mensagens:
    130
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    caro,
    trata-se de cobrança ilegal, posto que inexistente legislação sobre o assunto. Deste modo, não pode o Poder Público impor o que a lei não impõe. O artigo no link http://www.licitamais.com.br/noticias/news/2174.html talvez lhe ajude.
    Os Tribunais não têm entendimento pacífico sobre o tema, sendo certo que alguns chegam até a admitir a cobrança. Entretanto, 10 metros cúbicos me parece exagerado...O que tive a chance de ver por aí foi a cobrança mínima de 1 metro cubico, 1,25 metros cúbicos, no máximo...

    boa sorte...
  3. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    A cobrança realmente é ilegal, afrontando descaradamente o Codigo do Consumidor.
    Porque será que ninguem - ainda - resolveu "botar a boca no trombone"?
    Talvez por causa do custo/beneficio.
    10 m3 de agua e esgoto custam algo em torno de R$30,00 por mês ou R$ 360,00 por ano.
    A ação, com todos os aborrecimentos e recursos legais, duraria anos e anos.
    Muitas vezes superior ao custo do beneficio.
    A ilegalidade é clara e evidente. O prognostico ação é excelente. Mas o prazo...
Tópicos Similares: Cobrança Pela
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Tac, Tec: Representativo Julgado Pela Segunda Turma. Legalidade Da Cobrança. 31 de Agosto de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor É Correta A Cobrança De Taxa Minima Pela Sabesp? 31 de Maio de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor A Cobrança De Assinatura Mensal Pela Telefonica É Legal Ou Ilegal? 10 de Maio de 2010
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação de regresso ou ação de cobrança? 23 de Julho de 2021
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cartão de crédito cancelado, mas há cobrança de seguro 09 de Janeiro de 2021