Cobrança de Cheque Prescrito

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Paulo Velozo Fonseca, 09 de Março de 2016.

  1. Paulo Velozo Fonseca

    Paulo Velozo Fonseca Membro Pleno

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Saudações, Excelentíssimos! :D

    Hoje me deparei com a necessidade de cobrar uma considerável quantia em cheques prescritos, porém, devido a minha inexperiência estou padecendo - e não no paraíso. Sei que devo entrar com uma cobrança no JEC, e minha dúvida á acerca apenas da função do cheque. Seria apenas um principio de prova por escrito? Perde totalmente a função de TE? E mais, é necessário especificar a origem do crédito, já que não está regido pelo principio da inoponibilidade de exceções? É a minha primeira atuação na área cível, portanto, desculpem o amadorismo!


    Gracias!
  2. silvana ferreira

    silvana ferreira Membro Pleno

    Mensagens:
    10
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Paraná
    ação monitória está subordinada ao prazo de 5 anos (206, § 5º, I, CC), contados a partir do dia seguinte à data de emissão estampada no cheque (S. 503/STJ), sendo dispensável a menção ao negócio jurídico subjacente à emissão da cártula (S. 531/STJ)
Tópicos Similares: Cobrança Cheque
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor AÇÃO VISANDO A COBRANÇA DE CHEQUES EMITIDOS NO ANO DE 2010. 19 de Abril de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação De Cobrança De Cheque para PJ No Jec 25 de Janeiro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cobrança judicial(JEC) de Cheques sem fundos. 26 de Janeiro de 2015
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cobrança De Cheque Especial 02 de Dezembro de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cheque Prescrito E Protestado - De Qdo Conta O Prazo De Precrição Da Ação De Cobrança? 11 de Julho de 2012