Cheque Prescrito - Dívida Prescrita - Indenização Por Danos Morais

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Letícia, 17 de Janeiro de 2012.

  1. Letícia

    Letícia Membro Pleno

    Mensagens:
    308
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Caros Colegas,


    Em 2007 um senhor protestou um cheque (R$ 1.800,00) emitido em 2001. O emissor do cheque ingressou com "ação declaratória de prescrição c/c indenização por danos morais". Perdeu parcialmente em primeira instância, pois o Magistrado entendeu que ele tinha mais inscrições no SPC (era devedor contumaz) e que, portanto, não teve abalo moral passível de indenização. O juiz apenas declarou inexistente o débito.
    O emissor do cheque recorreu e ganhou em segunda instância uma indenização de R$ 2.000,00 com atualização desde a data da sentença e juros desde o protesto. Ganhou porque segundo o relator a data das outras inscrições no SPC não são coincidentes com a data da inscrição relativa ao protesto do referido cheque.


    Eu gostaria de fazer um Resp, mas não encontro nenhum paradigma exatamente igual, pois no caso em questão a dívida estava prescrita inclusive para cobrança via judicial, e eu só encontro jurisprudência a meu favor quando apenas o cheque está prescrito, mas a cobrança pela via judicial ainda é possível.


    Não acho correto que o emissor do cheque, que vive com o crédito abalado na praça, não contente em ter se enriquecido ilicitamente àscustas de seu credor (eis que não lhe pagou o que devia), ainda pretende ganharmais dinheiro do mesmo. Sei que a conduta do senhor que protestou o cheque não foi correta, pois que não pode invocar que desconhecia o prazo prescricional, e sei que o emissor do cheque parece estar totalmente amparado pela lei e pela doutrina. Todavia, a indenização pleiteada pelo mesmo me parece imoral.


    Alguém poderia me ajudar a encontrar um paradigma? Pois estou a ponto de desistir do Resp.



Tópicos Similares: Cheque Prescrito
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cobrança de Cheque Prescrito 09 de Março de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Ação monitória-cheque prescrito 27 de Janeiro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Embargos Monitórios-Cheque Prescrito 08 de Abril de 2014
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cheque Prescrito E Protestado - De Qdo Conta O Prazo De Precrição Da Ação De Cobrança? 11 de Julho de 2012
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Cheque Prescrito 24 de Julho de 2010