Cessão de meação no inventário

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Freddy, 15 de Janeiro de 2015.

  1. Freddy

    Freddy Membro Pleno

    Mensagens:
    48
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraíba
    Nobres doutores, ajudem-me a orientar um cliente que procurou-me. Analise a situação:

    O de cujus, falecido há 3 anos, deixou apenas um único imóvel rural e 3 herdeiros. Ocorre que seu cônjuge quer, já no inventário, dividir o imóvel em três partes, uma para cada filho. Ou seja, quer doar o que lhe cabe por meação. Isso é possível, legalmente falando? Se possível, essa doação seria no próprio inventário? Quais os fundamentos legais? SInceramente, fiquei com dúvidas!
  2. EBS

    EBS Membro Pleno

    Mensagens:
    23
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia, Freddy.

    Como meeira, é legítima proprietária da metade dos bens e pode dispor destes da maneira que melhor lhe aprouver, por isso, ela pode sim doar a seus filhos, no entanto, não se pode confundir a doação com renúncia à herança, ela não é herdeira, logo, não há o que renunciar.

    Entendo que o procedimento deva ser o de regularizar-se o inventário, administrativa ou judicialmente, e posteriormente proceder-se a doação através de escritura pública.

    Att.

    Evandro
    Freddy e GONCALO curtiram isso.
  3. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutor:
    Comungo integralmente de idêntico entendimento, muito bem colocado pelo doutor EBS
    Freddy curtiu isso.
  4. Freddy

    Freddy Membro Pleno

    Mensagens:
    48
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraíba
    Muito obrigado, meu caros, pela atenção!
  5. Eliana Leão

    Eliana Leão Membro Pleno

    Mensagens:
    208
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Colegas, mas a Lei não permite que ela doe o toda do bem sem deixar uma parte para si, para garantir assim sua subsistência. A não ser que adote o rito do usufruto.
Tópicos Similares: Cessão meação
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor cessão de direitos hereditarios 12 de Março de 2024
Direito de Família Partilha de Bens e Sucessão 19 de Janeiro de 2024
Direito de Família Ajuda - Sucessão Processual em Ação de Retificação de Registro Civil 24 de Agosto de 2021
Direito de Família INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL COM HERDEIROS MORANDO NO EXTERIOR E COM CESSÃO DE DIREITOS 07 de Novembro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Execução de contrato de cessão de direitos 17 de Outubro de 2019