CBF é condenada a indenizar por cancelar jogo

Discussão em 'Artigos Jurídicos' iniciado por Mario Emerenciano, 13 de Julho de 2006.

  1. Mario Emerenciano

    Mario Emerenciano Advogado - Moderador

    Mensagens:
    280
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    CBF é condenada a indenizar por cancelar jogo


    Publicidade

    A CBF — Confederação Brasileira de Futebol foi condenada a indenizar um torcedor do Fluminense, em R$ 3,5 mil, por cancelar jogo sem avisar. A decisão é da Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis do Rio de Janeiro. Cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça.

    Em 2005, o carioca Bruno Barcellos Moura foi a Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para assistir a partida entre Fluminense e Juventude. O jogo foi cancelado porque seria apitado pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho, acusado de envolvimento na Máfia do Apito.

    A CBF alegou que não é “promotora de espetáculos” e que não pode se responsabilizar pelos atos dos árbitros, uma vez que eles não são pagos por ela. Argumentou, ainda, que a anulação do jogo se deve ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

    O juiz Brenno Mascarenhas, relator, concluiu que não há dúvida de que a CBF “comanda o futebol brasileiro”. Segundo ele, a CBF é a organizadora do campeonato e se beneficia da renda produzida pela competição. Além disso, o juiz afirmou que o autor da ação se qualifica como consumidor do serviço, do qual a confederação é fornecedora.

    “É direito do consumidor a informação clara sobre a qualidade do serviço que lhe é prestado. Por outro lado, é proibida a publicidade enganosa, isto é, qualquer informação inteira ou parcialmente falsa sobre dado essencial do produto capaz de induzir o consumidor ao erro”, enfatizou o juiz.

    A presidente da Turma Recursal, juíza Cristina Tereza Gaulia, complementou o voto do relator. “Os danos morais existiram pelo desrespeito à legítima expectativa do consumidor de assistir a um jogo realizado dentro dos norteadores de honestidade e lealdade desportiva”, acrescentou.

    Processo 2006.700.0291929

    Fonte: Revista Consultor Jurídico, 12 de julho de 2006. Na base de dados do site www.endividado.com
Tópicos Similares: CBF condenada
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Aluna é condenada a indenizar professor universitário por conteúdo ofensivo em rede social 27 de Março de 2023
Notícias e Jurisprudências Piscina instalada apresenta problemas e empresas são condenadas a indenizar consumidores 24 de Março de 2023
Notícias e Jurisprudências Empresa aérea é condenada a pagar indenização por extravio de bagagem 09 de Março de 2023
Notícias e Jurisprudências Celg é condenada a indenizar fazendeiro que perdeu aves por causa de queda de energia 30 de Agosto de 2016
Notícias e Jurisprudências Prefeitura de Goiânia é condenada a implantar projeto de recuperação ambiental em seis meses 21 de Setembro de 2015